Como decorar a sua casa com estilo parisiense

Ah, Paris! Ao pensarmos na Cidade Luz, conseguimos imaginar o charme dos seus habitantes, as curvas das fachadas dos seus prédios e a elegância dos restaurantes. Tudo isso embalado por um delicioso acordeon, no ritmo de canções clássicas seja de Edith Piaf ou do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Agora, você já pensou em criar este clima e decorar a sua casa com estilo parisiense?

Deixar a casa com um toque à la française pode ser mais simples do que você imagina. Pois, um dos segredos dos franceses é a sua capacidade de harmonizar elementos dos mais diferentes estilos, tamanhos e preços. Ficou curioso? Acompanhe algumas dicas da Tanto em parceria com a arquiteta que estudou na École Nationale Superieure d’Architecture de Versailles, Paula Werneck, da Paula Werneck Arquitetura.

Mix and Match

Ok, sabemos que o uso de estrangeirismos não é algo que agrada muito os parisienses. Porém, a ideia de misturar e combinar elementos muito distintos é uma das assinaturas de quem vive em Paris. Combine peças antigas com móveis super modernos ou vice-versa. Este contraste é algo visto em muitos apartamentos da capital francesa e são garantia de personalidade no seu décor.

Para Paula, isso é visto como a criação de contrastes no ambiente. Por serem agraciados com imóveis de pé-direto alto e boiseries, os parisienses contam com a vantagem de preservar características antigas e mesclar com a contemporaneidade e a evolução do design de interiores. Para Werneck “Na minha opinião, o que mais chama a atenção é a diversidade, nunca é monótono. Os arquitetos e designers usam da criatividade para fazer cada projeto único”.

Fonte: Sua Casa Sua Festa

Fonte: Joy’s Home

Fonte: Pinterest @Carla Mousque

Sensação de amplitude

Paris é uma cidade de clima frio e de muitos dias cinzas. Por isso, garantir mais luz é uma das linhas guias na decoração. Deixar as paredes brancas ou em tons claros é uma das soluções para aumentar a sensação de amplitude, garantir mais espaço e iluminação natural para o ambiente interno. As paredes brancas são um truque perfeito para iluminar os apartamentos que já são naturalmente escuros.

Fonte: Pinterest @Diogo Martins

Fonte: Luv Decor

Os imóveis parisienses geralmente possuem grandes janelas, o que contribui para a iluminação do ambiente. É o que afirma a arquiteta Paula Werneck, segundo ela o balanço da decoração deve estar no controle de iluminaçãocores texturas.

Tapete: um item obrigatório na decoração parisiense

No geral, os apartamentos franceses têm o piso em tacos de madeira e muitos são seculares. Se por um lado isso garante charme e beleza, por outro pode significar muito barulho a cada passo. Uma maneira de abafar estes ruídos é adicionando um tapete aos cômodos. Além de charmosos, eles ajudam a aquecer a casa, dão um ar aconchegante e garante um espaço mais silencioso. Outra ideia é apostar em opções que imitam materiais naturais, existem diversas opções de porcelanato que imitam a madeira, por exemplo.

Fonte: Taket2000

Fonte: Pinterest @Liz

Atenção aos detalhes

Basta dar uma volta pelos quarteirões centrais de Paris para perceber que cada detalhe conta. As portas recebem adornos, as fachadas apresentam detalhes com ar de “feito a mão” e até as os postes de iluminação pública têm o seu charme. É importante lembrar que o estilo art nouveau dominou Paris no final do século XIX e início do XX e muitas lojas, edifícios e estações de metrô estão intactas. Então, nada mais natural do que levar esta atenção aos detalhes para dentro de casa. Seja em um espelho, no detalhe do pé do sofá ou na moldura do quadro, cada detalhe merece a sua atenção na hora de decorar com estilo parisiense.

Fonte: Desejos do Dia

Fonte: Je Mademoiselle

Invista em um lustre

Quando pensamos nos palácios franceses e todo o seu requinte, fica difícil não imaginar um grande lustre a decorar o meio do salão. Os parisienses amam lustres e esta é uma peça-chave na decoração. Vale usar na sala, na cozinha e até mesmo no hall de entrada do seu apartamento.

Fonte: Templo da Delicadeza

Fonte: Renata e Godê

Para Paula Werneck, a decoração parisiense não possui uma receita, e está muito conectada às memórias de quem vive lá. “Os franceses principalmente, eles tem essa questão de preservar e restaurar a memória, faz parte da cultura deles, e isso é muito presente nos interiores”, afirma a arquiteta. Portanto, um ponto importante para a decoração parisiense é a mescla do vintage com o moderno.

Gostou das ideias? Acompanhe o nosso Facebook para acompanhar as tendências de decoração. Conheça também o trabalho de Paula Werneck no Instagram e em seu site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *