Neuroarquitetura: entenda como criar espaços para estimular o bem-estar 

Ambientes projetados para influenciar positivamente o comportamento das pessoas e favorecer a saúde mental ao levar em consideração a combinação harmoniosa de elementos como iluminação, cores, temperatura, textura, sons, cheiros e plantas. 

 Essa é a proposta da neuroarquitetura, que une duas ciências, a Neurociência e a Arquitetura, diretamente ligada aos interiores com o intuito de projetar espaços que promovam a saúde e o bem-estar físico e mental de seus usuários. Essa área estuda como o ambiente (percepção espacial, luz, cores, temperatura, entre outros) é capaz de influenciar diretamente as reações no cérebro, como alterações no humor e comportamento. Nos últimos tempos tomou conta de blogs e revistas especializadas, (destaque na Feira de Milão) e foi o conceito mote da 19ª edição da Morar Mais Por Menos no Rio. A Mostra, com um ambiente patrocinado pela TANTO, foi composta por 57 ambientes, assinados por 73 arquitetos, paisagistas e designers de interiores. 

A designer de interiores Carla Alves assinou o banheiro masculino, intitulado “vista-se de você”, e se encantou com a proposta do evento, proporcionando uma experiência sensorial completa.

“Foi um convite para as pessoas se conectarem com suas melhores versões. Sair do óbvio do automático. É sentir.” 

Carla Alves

O banheiro masculino seguiu o método do Design Integrativo criado por Carla Alves, que tem como ponto repartida o mapa astral dos clientes. Funcional, ergonômico e decorado, o espaço também é acolhedor e energeticamente harmonizado, trazendo inúmeros benefícios para a saúde e qualidade de vida. 

Esse e mais 50 espaços decorados foram visitados, apresentando projetos com o melhor custo x benefício, em espaços funcionais, autênticos e sem pesar no bolso.  

Se antes os visitantes das mostras de decoração eram em sua maioria das classes A e AA e com idade superior a 40 anos, o Morar Mais vem quebrando paradigmas neste segmento ao detectar uma forte presença das classes AB e B, além de jovens na faixa dos 30 anos. No Morar Mais, o arquiteto, designer de interiores e paisagistas têm como objetivo elaborar ambientes sofisticados dentro de uma proposta acessível ao bolso, mostrando aos visitantes que, com a ajuda de um profissional especializado, esta tarefa se torna mais qualificada e mais rápida de ser executada. Ali, o visitante pôde encontrar o preço exposto de produtos e serviços, com melhor custo x benefício aplicado em móveis, objetos decorativos, pisos, revestimentos. Tudo isso através de planejamento e pesquisas criativas. 

Gostou de saber mais sobre a neuroarquitetura e a Mostra Morar Mais? Entre no nosso Instagram e veja o que rolou por lá! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *