Projeto Paula Freitas por Ana Paula Siqueira

A arquiteta Ana Paula Siqueira nasceu em Caratinga, interior de Minas Gerais, onde, por não existirem arquitetos, não tinha acesso à essa profissão quando estava na hora de decidir o que faria da vida. Graças a um teste vocacional, já se foram 25 anos de profissão como arquiteta. Durante a faculdade sua maior referência era Tadao Ando, e depois, como profissional, se encantou com os trabalhos de Isay Weinfield, Macio Kogan, Renzo Piano e Shigeru Ban.

Ana Paula conta que não tem uma assinatura em seus projetos, que sua preocupação maior é captar quem é o cliente e qual é o seu maior anseio, traduzindo esses dois pilares em seus projetos. Tudo começa com uma boa conversa para entender a maneira de viver do cliente, suas referências e o que de fato é importante para ele. Uma preocupação que ela carrega é a distribuição dos ambientes, a integração entre eles, afinal de contas, mesmo em espaços pequenos, se bem aproveitados, dão uma sensação de amplitude, por exemplo.

Sobre o projeto fotografado, apelidado de Paula Freitas pela arquiteta (gosta de nomear de acordo com os nomes das ruas), Ana Paula diz que essa foi uma reforma esperada e desejada há tempos pelos clientes, um casal que tem a casa como ponto de encontro e união da família. O mais interessante é que eles estavam abertos para a criação de novos espaços, o que possibilitou que Ana criasse um banheiro onde não existia para uma suíte, uma cozinha integrada com a copa e as salas de TV e jantar integradas também.

Contando um pouco da história do projeto, ele surgiu há 7 anos. Na época, as filhas moravam com os pais. Como houve um movimento de casamentos, a mãe da proprietária passou alguns períodos com eles e os netos vieram, o projeto foi alterado para ter um quarto que fosse para os netos brincarem, um escritório integrado com as salas, um quarto com banheiro desenhado de acordo com o desejo da mãe da proprietária e uma suíte para o casal. O conceito do projeto, então, foi a interligação dos espaços para aumento da área social.

O maior desafio enfrentado pela arquiteta foi criar um banheiro onde era apenas quarto e sem ligação com um banheiro prévio. Ela conta que ela e sua equipe não fizeram nenhuma interferência com o vizinho de baixo, que as soluções vieram com a elevação do piso do box e vaso com saída horizontal.

Sobre a escolha dos materiais e revestimentos, Ana Paula optou por fazer o banheiro do casal com um pouco de cor, mas que ainda assim fosse clara e discreta, o banheiro da mãe da cliente mais clássico, com um porcelanato com padrão de mármore, e o banheiro social (que é usado como banheiro dos netos também) com um toque de modernidade na textura mais marcada e na cor mais para o concreto. Ela também procurou usar materiais dentro do box que não escorregassem e de um modo geral fáceis de limpar, resistentes.

texturas e cores pontuais dão personalidade ao projeto.

Os revestimentos escolhidos foram:

No banheiro do casal: Make gn nat bold 5×40 portinari /Venezia off wh 90x90portinari

No banheiro da mãe da cliente: couché matte 30×90 portinari / magnum hd sgr60x120 portinari

No banheiro social (dos netos): york sgr 90×90 portinari/ york wh 90×90 portinari /munich decor mix Portinari

-Na cozinha: York sgr 90×90 portinari / carvalho hd acetinado 20×120 portinari

-Chão geral da casa: carrara ac 90×90 decortiles

Fora os porcelanatos, nanoglass e quartzo nos banheiros e granito na cozinha.

Ana Paula conta que já é parceira da Tanto há anos, que foi uma das primeiras lojas que ela conheceu.

A Tanto tem preços competitivos, variedade, materiais de primeira linha e um excelente atendimento.”

Arquiteta Ana Paula Siqueira

A arquiteta Ana Paula Siqueira além de talentosíssima é parceira de longa data da TANTO. Assim como ela, participando do programa T.Pro, arquitetos, designer de interior e especificadores tem acesso a conteúdos, eventos e promoções exclusivas. Venha participar!

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *