11 dicas para transformar a decoração da sua área externa

A decoração da área externa é algo que acaba ficando de lado no momento de montar a casa ou apartamento. Afinal, nada mais natural do que pensar no quarto, sala e cozinha. Porém, com um dia a dia tão corrido e um ritmo de vida tão acelerado, é fundamental dar atenção à varanda ou quintal para aproveitar o espaço ao máximo.

As áreas externas podem ser usadas como verdadeiros refúgios para você, sua família e amigos. Para garantir esse efeito, é fundamental planejar a decoração em todos os seus detalhes. Além disso, é preciso pensar em como desfrutar desses ambientes, independentemente das estações do ano. Para lhe ajudar nesse desafio, preparamos este post especial com 11 dicas para transformar a decoração da área externa.

Fonte: Casa Cláudia

1. Revestimentos para a área externa

O primeiro passo no planejamento é pensar nos revestimentos para a área externa. Há aqui algumas características que precisam ser levadas em conta, para além do quesito estético. A durabilidade e a resistência são aspectos que devem estar como prioridade.

Lembre-se de que as áreas externas estão expostas ao sol, chuva, vento, umidade e outras intempéries climáticas. Isso faz com que, se não escolhidos da maneira certa, os revestimentos percam a sua cor original e apresentem desgastes rapidamente.

Fonte: Tanto

O porcelanato para área externa, a cerâmica, as pastilhas e os tijolinhos são algumas das opções que oferecem resistência, durabilidade e estilo, do piso à parede. Cobogós são ótimas opções para essas áreas também.

2. Atenção às tonalidades na decoração da área externa

Para além dos tipos de revestimentos para a área externa, é fundamental pensar nas cores que vão compor o ambiente. Não existe uma regra que diz o que é certo ou errado. No entanto, é preciso pensar qual estilo mais combina com o ambiente que se deseja criar. Pensar na harmonia é fundamental.

Para as varandas, com dimensões mais reduzidas, o ideal é optar por tons mais claros, que não impactem na amplitude do espaço. Tons terrosos são sempre uma excelente opção. Além disso, vale a pena investir em elementos coloridos, mesmo que em detalhes, para deixar a área ainda mais divertida.

3. Defina o objetivo do espaço

Uma área gourmet ou um espaço para meditação? Um ambiente para leitura ou para curtir com as crianças? A decoração da área externa deve ser pensada de acordo com o seu objetivo de utilização.

Ao pensar em como se deseja usar a varanda ou quintal, fica muito mais simples escolher as cores, revestimentos, elementos decorativos e todos os detalhes que vão compor a personalidade do ambiente.

4. Menos é mais!

Não se assuste com o título deste tópico. De maneira alguma queremos dizer que a decoração da área externa deve ser minimalista. No entanto, por ser uma área aberta, é importante ter atenção para não sobrecarregá-la com mobiliário e elementos decorativos.

Pense em peças-chave que atendam tanto ao quesito estético quanto ao funcional. Garanta espaço suficiente para a circulação e realização das atividades que planeja para a área de lazer. Ou seja, caso pense em ter uma churrasqueira, certifique-se de que quem estiver fazendo o churrasco tenha espaço suficiente, por exemplo.

5. Crie um refúgio

Já pensou chegar em casa, depois de um longo dia de trabalho, e poder relaxar numa rede na sua varanda ou em uma cadeira suspensa no quintal? Como dissemos ainda no início do post, as áreas externas podem ser verdadeiros refúgios para a correria cotidiana.

Fonte: Tua Casa

Um dos segredos para atingir esse objetivo é escolher elementos que garantam o conforto. Pode ser uma rede, uma cadeira de balanço, um pufe macio ou uma base de pallets com futons. Defina qual combina mais com a decoração da área externa e aproveite os momentos de descanso.

6. Área verde

Verdade seja dita: é difícil pensar numa área externa sem um toque verde. Nos quintais e nos grandes espaços há infinitas possibilidades para deixar a natureza dominar. Para as varandas, o ideal é optar pelos jardins suspensos para aproveitar o espaço ao máximo.

Fonte: Boxer Jam

Para além das flores e plantas decorativas, uma ideia interessante é criar uma pequena horta com temperos que você usa com frequência. Manjericão, cebolinha, salsinha, alecrim e hortelã são algumas das opções que podem ser cultivadas com facilidade na sua hortinha.

7. Iluminação certa para a decoração da área externa

Um elemento de grande importância em qualquer ambiente, a iluminação exige ainda mais atenção nas áreas externas. Afinal, é preciso saber conjugar os diferentes tons, sempre com atenção para o objetivo.

Fonte: Pinterest

Se há uma área dedicada ao preparo de refeições, o ideal é garantir focos de luz para que seja um espaço útil, sem precisar contar com a luz natural. Privilegie iluminações indiretas e menos invasivas, de forma a trazer tranquilidade para a decoração da área externa.

8.  Invista em elementos coloridos

O uso de cores ainda é algo que deixa muitas pessoas na dúvida. Então, como colorir as áreas externas sem receio? O ideal é optar pelas cores nos elementos que podem ser facilmente substituídos como, por exemplo, almofadas, tecidos do estofado e vasos de plantas. Dessa maneira, é possível dar cor para o espaço sem ter medo de arriscar.

Mas não se esqueça: uma das grandes tendências da decoração para este ano é a utilização de cores, então não as deixe de fora!

Fonte: Casa e Jardim

9. Espaço para compartilhar: mesas e bancos

Seja recebendo a família para um almoço de domingo ou os amigos para uma comemoração, as áreas externas são espaços ideais para a partilha. Então, é importante montar o espaço para esse objetivo.

Fonte: Casa e Jardim

Uma mesa de centro pode ser a escolha certa para esses momentos. Se a proposta é criar uma área de refeição, que tal investir em uma mesa com bancos de madeira? Uma forma de dar um toque rústico e reunir as pessoas queridas na sua varanda ou quintal.

10. Elementos vazados

Na hora de decorar a varanda, uma opção que deve ser levada em conta são os elementos vazados. Cobogós ou painéis são escolhas interessantes para fugir do lugar comum da decoração de maneira descomplicada.

Fonte: Casa e Jardim

Os elementos vazados podem ser usados tanto como revestimento de parede como também para criar divisórias nas áreas externas.

11. Um espaço seguro

No desenvolvimento do projeto de decoração da área externa, é muito importante ter a palavra “segurança” em mente. Por ser um espaço usado por toda a família, dos mais novos aos mais velhos, é preciso dar atenção a alguns pontos:

  • Opte por pisos antiderrapantes, principalmente próximo às áreas molhadas.
  • Esteja sempre atento aos móveis e peças de madeira. Devido à chuva e umidade, essas peças podem ter pontas e farpas capazes de causar acidentes.
  • No caso das varandas, é preciso ter atenção dobrada com as crianças. Redes e telas de segurança podem dar mais tranquilidade para toda a família.

Seguindo essas dicas, fica muito fácil planejar a decoração da área externa da sua casa. Quer descobrir mais dicas de arquitetura e decoração de interiores? Confira já o blog da Tanto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *