A herança cultural na decoração de interiores

O vintage ou o retrô sempre estiveram muito presentes nos projetos de arquitetura e décor, e esses dois estilos são formas bastante eficazes de inserir as heranças nos ambientes. E como resgatar tendências é algo muito comum nesse mercado, a inserção da herança cultural na decoração de interiores é uma das apostas para 2020.

A herança cultural, em seu significado original, é basicamente um conjunto de manifestações e valores que são passados de geração para geração. Na decoração, podemos visualizar essa inserção de heranças culturais em objetos, estilos de decoração (como o retrô e o vintage, destacados logo no início), e claro, de formas sutis, como em revestimentos que são inspirados em determinadas culturas.

Esse tipo de decoração, geralmente traz muita personalidade para os ambientes, visto que tudo o que compõe o design dos ambientes está relacionado a história das famílias ou dos lugares para os quais o projeto está sendo desenvolvido. 

E a valorização das memórias e dos valores que elas transmitem são essenciais para criar a sensação de acolhimento e bem-estar.

Precisamos lembrar que a decoração de interiores é viva e está em constante movimento, através de suas tendências e das formas como o comportamento humano muda. Mas, como um recado para os profissionais da área, é essencial que seja sempre levado em consideração a essência de cada local e dos clientes que estão solicitando o trabalho.

Afinal, ao elaborar um projeto de décor para uma casa por exemplo, é necessário que tudo seja construído com o foco em fazer com que as pessoas que vão ocupar aquele espaço sintam-se em casa, ou seja, que visualizem no projeto, um lar. 

O mesmo vale para projetos comerciais, pois eles precisam ter uma personalidade forte para encantar e criar a sensação de aconchego e conforto.

Por isso, separamos para você dicas de como trazer para o décor a presença das heranças culturais! Inspire-se!

1. Mescle os estilos de decoração

Nós já afirmamos que os estilos vintage e retrô são grandes aliados da aplicação da herança cultural na decoração de interiores. Mas, isso não quer dizer que você só possa construir espaços com esses dois estilos de décor.

É possível criar ambientes que misturam o antigo, com todos os seus significados simbólicos e emocionais, com o novo, criando decorações únicas.

Claro, também não é uma regra que os estilos vintage e retrô sejam os únicos que você pode utilizar para criar esses ambientes. Existem diversos outros estilos de decoração, desde a romântica, até mesmo passando pelo minimalismo, em que você pode trazer toques de heranças culturais, sem perder o foco do estilo.

É possível trazer diversas características de diversos estilos. Madeira, objetos antigos, tapetes étnicos, e muitos outros elementos para complementar o décor e dar aquele toque especial.

2. DIY na decoração de interiores

O faça-você-mesmo está em alta, por diversas razões, inclusive pela mudança na forma como consumimos, além de ser uma forma criativa de trazer elementos únicos para a decoração.

Além de ser uma forma de transmitir os valores através do trabalho manual e artesanal, o do it yourself pode gerar uma economia para o projeto, visto que é possível fazer a reciclagem de materiais e reformar móveis e outros elementos, por exemplo.

3. Elementos que possuem história!

Uma dica extremamente importante para criar ambientes com uma forte conexão com as heranças culturais é a inserção de elementos que transmitem a história, como é o caso dos ladrilhos hidráulicos.

Os ladrilhos hidráulicos possuem cerca de dois séculos de história! E o seu design traz um apelo às heranças culturais de uma forma única para a decoração de interiores.

Abaixo, trouxemos algumas opções disponíveis na Tanto:

Fonte: Colormix – Ladrilho Vodevil Benaco Humo
Fonte: Decortiles – Damask – Ouro
Fonte: Decortiles – Patch Souq Prata

Percebe como os ladrilhos são revestimentos que falam a história? É uma das formas mais eficazes de levar a herança cultural para os ambientes, através do uso de revestimentos.

Economia, reaproveitamento e responsabilidade ambiental!

Trazer as heranças culturais para a decoração vai além de apenas manter memórias e trazer uma personalidade única para os ambientes.

Utilizar essa estratégia nos projetos decorativos também é uma forma de contribuir com questões ambientais, já que muitas das maneiras de trazer esses elementos é buscando aproveitar aquilo que já existe, algo que faça parte da história do ambiente, gerando até mesmo uma economia financeira para o projeto.

Investir em herança cultural é ter responsabilidade com a memória de quem está contratando o projeto, além de ter uma consciência ambiental em relação a utilização de materiais.

Gostou do conteúdo?

O que você acha de inserir a herança cultural na decoração de interiores? É possível investir nessa característica dos ambientes sem perder a elegância e a sofisticação?

Conte para a gente nos comentários e continue acompanhando o nosso conteúdo aqui no blog e no Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *