Um espaço para respirar: os segredos da decoração de varandas e sacadas

Quem diria que as varandas e sacadas seriam grande parte do nosso mundo externo em 2020, não é mesmo? Como uma espécie de antessala de acesso ao mundo lá fora, onde podemos respirar um pouco, esses ambientes em diversos apartamentos, se tornaram uma espécie de refúgio para o mundo que fomos obrigados a encarar durante a virada da década. Por isso, a decoração das varandas e sacadas se tornou assunto de discussão: como podemos tornar esse ambiente mais confortável e belo?

A verdade é que esses espaços já eram muito importantes para imóveis que não possuem um quintal ou outro espaço externo, certo?  Para quem mora em apartamento, por exemplo, é fácil sentir falta do contato diário com o mundo exterior, com o sol, o vento… 

Ainda mais em meio a pandemia do coronavírus, onde nos vimos obrigados a conviver com nossos lares, trancados em nossos apartamentos e sem acesso ao mundo externo.

Toda essa situação nos propiciou olharmos para dentro. Para o interior dos nossos lares, escritórios, e até mesmo para as varandas… Agora estamos mais atentos ao que nos deixa confortáveis.

A decoração muda conforme o nosso comportamento. Tudo está em processo de mudança…

Sabemos que já era uma grande tendência da decoração de interiores, buscar a exaltação do bem-estar nos ambientes residenciais, certo? Essa é uma tendência que já ocupa os projetos de diversos arquitetos há um bom tempo.

Agora, momento que estamos passando muito mais tempo em casa, isso se torna muito mais que uma tendência. Precisamos nos sentir bem em casa.

E se a varanda é um espaço que serve exatamente para isso, como é possível deixá-la ainda mais atraente, por meio da decoração?

Separamos alguns segredos que fazem com que esses espaços assumam a sua posição de destaque nos projetos de decoração.

Que tal um pouquinho de inspiração?

A evolução das varandas e sacadas

Antes de entrarmos diretamente nos segredos para tornar as varandas e sacadas em peças deslumbrantes da decoração, vamos entender como estamos enxergando as varandas hoje?

É claro que no atual contexto, estamos com uma visão completamente diferente da casa e dos seus espaços. A varanda não ficaria de fora dessa nova realidade…

Como afirmou a Casa Vogue em sua última edição, estamos passando por uma metamorfose, em todos os aspectos da nossa vida.
https://www.instagram.com/p/CBnbNQinDMe/

Por isso, é essencial entender um pouquinho sobre uma mudança bem sutil na maneira de decorarmos as varandas antes e depois do Covid-19.

Anteriormente a essa situação, estes espaços estavam cada vez mais gourmetizados. A ideia de que eles deveriam estar organizados para receber pessoas e também para o mundo externo e os vizinhos que conseguem “enxergar” esses espaços, do outro lado do espelho que surge nos grandes centros urbanos, quando você olha por uma dessas varandas.

Mas com as mudanças forçadas que começamos a enfrentar, nos deparamos com uma mudança de cenário.

Arrumamos a casa, agora, para nós mesmos. Portanto, a visão sobre as varandas está passando de uma visão gourmet para uma visão acolhedora e confortável, que nos traga sensações de mundo exterior e nos sirva com conforto, criando a sensação única que é a de estar em casa.

É óbvio que essa visão ainda vai mudar, principalmente no momento em que for possível voltarmos à normalidade. Mas, muito provavelmente, o que acontecerá pós-pandemia será uma integração entre a valorização do nosso próprio conforto e a gourmetização desses espaços para receber os amigos e a família.

De qualquer forma, não existe certo ou errado.

A ideia aqui é entender que você está livre para fazer a decoração da sua varanda da forma que achar melhor, sem deixar de lado que a visão sobre esses ambientes, hoje, é de conforto, contato com o mundo externo e a beleza natural. 

Afinal, esse é o nosso mundo externo. 

Mas então como trazer essa visão para a decoração de forma prática?

Os segredos da decoração do nosso novo mundo externo

O nosso novo mundo externo está ali, há poucos passos de nós. Muitas vezes pequeno, outras vezes até possui um espaço considerável…

Mas não importa. O objetivo é saber aproveitar o espaço da melhor forma, tornando-o confortável e criando uma conexão do nosso lar com o espaço externo.

Vamos entender como fazer isso com algumas dicas e inspirações?

1. Plantas

A inserção de plantas na decoração de interiores é uma forte tendência e que vem (literalmente) dominando os espaços de todos os projetos de decoração.

O objetivo em trazer as plantas para a decoração é conseguir trazer um pouco de conexão com a natureza. E se esse é o nosso mundo externo, pelo menos agora, é muito importante trazer a natureza para compor essa decoração.

Urban jungle, decoração orgânica, biofilia… 

A tendência que ganhou diversos nomes com o passar do tempo, consiste em trazer a natureza, em suas formas, cores e texturas, para dentro dos projetos.

Com as plantas, já passamos a transformar um pouco a decoração.

Por isso, aproveite o seu espaço da varanda para trazer algumas plantas, ou simplesmente criar um jardim. Independentemente do tamanho, é possível!

Fonte: Casa e Jardim
Fonte: Eliane Revestimentos

2. Revestimentos que imitam a madeira

A madeira traz um conforto visual incrível, além de ser um clássico da decoração de interiores.

E para não ter problema com a matéria-prima e os cuidados que as madeiras exigem, aposte em revestimentos que imitam a madeira para tornar o ambiente aconchegante e dar aquele toque de estilo clássico de decoração.

Fonte: Eliane Revestimentos

3. Objetos que tragam conforto

Poltronas, cadeiras, redes… vale tudo para trazer conforto para este espaço.

Passar um tempo na varanda, lendo um livro ou simplesmente olhando a vista, é uma das maiores vantagens das varandas. E para que isso seja possível, investir em cadeiras, poltronas, redes ou algum outro objeto para sentar e relaxar, é essencial.

Fonte: Casa e Jardim
Fonte: Casa e Jardim
Fonte: Eliane Revestimentos
Fonte: Casa e Jardim
Fonte: Casa e Jardim

4. Revestimentos 3D ou com texturas

Uma aposta para trazer um pouco de charme e sofisticação, para não perder aquele toque de varanda gourmet é a utilização de revestimentos com algum diferencial em sua textura ou formato nas paredes.

Fonte: Eliane Revestimentos

Prepare-se para grandes transformações…

Estamos passando por incontáveis transformações em nosso cotidiano. A decoração está aqui para nos ajudar a encontrar caminhos de relaxamento, com a criação de espaços que nos auxiliem a enfrentar momentos estressantes.

A varanda é o local perfeito para se tornar um refúgio e o nosso ponto de contato com o mundo externo.

Abuse das inspirações, leve isso para a sua decoração ou para os projetos.

Não deixe de comentar o que você achou das nossas dicas e qual é a que mais gostou! Acompanhe também o nosso Instagram, seguindo a nossa conta abaixo, para mais dicas e acompanhamento de tendências do mercado de decoração de interiores.
https://www.instagram.com/p/CBvJN-wlZ3n/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *