A tendência do momento, para o mercado de decoração de interiores, é a valorização da natureza em todos os seus aspectos. Seja através de revestimentos que imitam materiais naturais, com plantas para decorar ou com jardins e ambientes externos que entreguem toda essa estética. Mas, pode ser que você esteja se perguntando: “Ok, mas e quem vive em apartamentos, como criar toda essa atmosfera?”. O questionamento é pertinente, mas as ideias vão muito além do que pode imaginar. Cada vez mais, as varandas e áreas gourmet fazem parte da planta dos apartamentos modernos. Este ambiente que é uma integração perfeita entre o ambiente interno e externo, também são os melhores lugares para receber os amigos, família e convidados.
A casa como espaço de relaxamento
A sua casa deve ser um espaço de total relaxamento, conforto e segurança. Para conseguir criar este ambiente é preciso contar com alguns elementos que vão desde os revestimentos escolhidos, passando pelas cores e texturas até os elementos que decoram a sua estante.
Quando falamos de aproveitar a vida lá fora, queremos destacar os inúmeros elementos que transformam os jardins e espaços externos em ambientes tão especiais. Agora, porque não trazer um pouco dessa atmosfera para dentro de casa? Sem dúvida, esse é o primeiro passo para conseguir desacelerar e aproveitar cada minuto off.
E como criar essa atmosfera?
É fundamental escolher os revestimentos certos, pois são de fato o elemento base para a criação deste ambiente de sossego. Pisos naturais, revestimentos que imitam elementos como madeira e pedras, são apenas algumas das opções para trazer um pouco do que há de mais bonito lá fora, para o interior da casa e garantem o visual perfeito para deixar as plantas invadirem as casas, em mais perfeita harmonia. Além disso, revestimentos com aspecto natural, podem ser a base de ambientes nos mais diferentes estilos, desde o rústico aos mais modernos, o importante é saber equilibrar todos os elementos que compõem este espaço.
Varandas Gourmet
As varandas gourmet permitem criar uma brincadeira entre o ambiente urbano e a natureza. Aqui, os elementos orgânicos são os verdadeiros protagonistas, sejam eles pequenos aparatos decorativos ou a base do revestimento. É importante lembrar que em áreas assim, o ideal é optar por pisos esmaltados, tanto pela sua versatilidade decorativa quanto pela resistência e facilidade de manutenção.
Lembranças na estante
O que faz da vida algo tão especial são as memórias. É verdade que muitas delas ficam apenas registradas na nossa mente e é espetacular ficarmos lembrando dos melhores momentos da vida. Porém, há maneiras de trazer um pouco de cada experiência para dentro de casa, como se recolhêssemos um pedacinho do mundo exterior e o colocássemos dentro de casa.
As viagens são desses momentos que jamais esquecemos. Uma nova cidade, estado ou um novo país. Novas culturas, idiomas e sabores. Tudo isso deixa a nossa memória repleta de referências e boas memórias. Tudo o que trazemos destas aventuras, fazem da nossa casa um lugar ainda mais especial e cheio de personalidade. O mesmo vale para as lembranças que ganhamos, afinal, o quão importante uma pessoa se sente quando recebe uma lembrança de uma viagem. Esses objetos podem e devem fazer parte da sua decoração, afinal, eles representam um tanto da magia do mundo lá fora levada para dentro do lar. Elementos simples, mas que criam a identidade da casa, do morador e destaca ainda mais os seus gostos e preferências.
Verde dentro de casa
Tenha o seu imóvel um jardim, uma varanda, uma área externa especial ou não, é sempre interessante levar a natureza para dentro de casa. Para deixar o ambiente ainda mais orgânico, é importante saber escolher as plantas certas, afinal no espaço interno não há tanta luz e, por isso, é preciso estar atento a alguns cuidados. Isso não significa que ter um espaço verde seja sinônimo de trabalho, muito pelo contrário. Há espécies que não demandam muitos cuidados e que mantém-se verde durante o ano todo. Conheça algumas das opções:
- Clorofito ou Planta Aranha: o nome pode ser curioso e se deve ao fato das folhas alongadas lembrarem ao inseto. Além de não exigir grande cuidados, a planta aranha ajuda a purificar o ar de dentro da casa, graças a capacidade absorver o formaldeído e o xileno.
- Aloe-vera: muito conhecida no universo da cosmética, essa suculenta não precisa de muita água. Na verdade, durante o inverno pouco deve ser regada. Já nas outras estações, é importante conferir se a terra está seca e pingar um pouquinho de água.
- Cactus: com origem em zonas desérticas do planeta, os cactus talvez sejam as plantas mais simples para se ter dentro de caso. Afinal, tudo o que elas precisam é de luz. Ao contrário de muitas outras espécies, os cactus precisam de pouquíssima a água e o cuidado deve ser tomado para não exagerar nas regas.
- Ráfia: quer algo maior do que um pequeno vaso. As Ráfias são pequenas árvores que crescem muito bem em ambiente internos, precisando apenas de luz para se desenvolverem.
Assim como nos jardins externos, a ideia de trazer as plantas para dentro de casa é também fazer de forma orgânica e com ar despreocupado. Esqueça as proporções milimetricamente calculadas e deixe a natureza ocupar alguns espaços da sua casa. Esteja sempre atento aos sinais das plantas, pois, elas costumam “avisar” quando precisam de mais água ou cuidados especiais, e crie espaços com muito mais vida. Além disso, não limite as plantas apenas as áreas como a sala ou varanda, procure dar um toque verde em diferentes espaços: um vaso ou arranjo no banheiro, uma planta suspensa no escritório, um jardim vertical na cozinha e até mesmo uma pequena árvore no quarto.
Temos a certeza de que o morador irá se sentir muito mais acolhido e bem disposto com estes toques especiais.
Agora você já sabe como trazer a natureza para dentro de casa. Continue acompanhando os conteúdos do nosso blog e não perca nenhuma novidade no Instagram.