De fora para dentro: como trazer a natureza para dentro de casa?

A tendência do momento, para o mercado de decoração de interiores, é a valorização da natureza em todos os seus aspectos. Seja através de revestimentos que imitam materiais naturais, com plantas para decorar ou com jardins e ambientes externos que entreguem toda essa estética. Mas, pode ser que você esteja se perguntando: “Ok, mas e quem vive em apartamentos, como criar toda essa atmosfera?”. O questionamento é pertinente, mas as ideias vão muito além do que pode imaginar. Cada vez mais, as varandas áreas gourmet fazem parte da planta dos apartamentos modernos. Este ambiente que é uma integração perfeita entre o ambiente interno e externo, também são os melhores lugares para receber os amigos, família e convidados.

Fonte: Casa Vogue

A casa como espaço de relaxamento

A sua casa deve ser um espaço de total relaxamento, conforto e segurança. Para conseguir criar este ambiente é preciso contar com alguns elementos que vão desde os revestimentos escolhidos, passando pelas cores texturas até os elementos que decoram a sua estante.

Quando falamos de aproveitar a vida lá fora, queremos destacar os inúmeros elementos que transformam os jardins e espaços externos em ambientes tão especiais. Agora, porque não trazer um pouco dessa atmosfera para dentro de casa? Sem dúvida, esse é o primeiro passo para conseguir desacelerar e aproveitar cada minuto off.

Fonte: Tanto

E como criar essa atmosfera?

É fundamental escolher os revestimentos certos, pois são de fato o elemento base para a criação deste ambiente de sossego. Pisos naturais, revestimentos que imitam elementos como madeira e pedras, são apenas algumas das opções para trazer um pouco do que há de mais bonito lá fora, para o interior da casa e garantem o visual perfeito para deixar as plantas invadirem as casas, em mais perfeita harmonia. Além disso, revestimentos com aspecto natural, podem ser a base de ambientes nos mais diferentes estilos, desde o rústico aos mais modernos, o importante é saber equilibrar todos os elementos que compõem este espaço.

Varandas Gourmet

As varandas gourmet permitem criar uma brincadeira entre o ambiente urbano e a natureza. Aqui, os elementos orgânicos são os verdadeiros protagonistas, sejam eles pequenos aparatos decorativos ou a base do revestimento. É importante lembrar que em áreas assim, o ideal é optar por pisos esmaltados, tanto pela sua versatilidade decorativa quanto pela resistência e facilidade de manutenção.

Lembranças na estante

O que faz da vida algo tão especial são as memórias. É verdade que muitas delas ficam apenas registradas na nossa mente e é espetacular ficarmos lembrando dos melhores momentos da vida. Porém, há maneiras de trazer um pouco de cada experiência para dentro de casa, como se recolhêssemos um pedacinho do mundo exterior e o colocássemos dentro de casa.

Fonte: Pinterest

As viagens são desses momentos que jamais esquecemos. Uma nova cidade, estado ou um novo país. Novas culturas, idiomas e sabores. Tudo isso deixa a nossa memória repleta de referências e boas memórias. Tudo o que trazemos destas aventuras, fazem da nossa casa um lugar ainda mais especial e cheio de personalidade. O mesmo vale para as lembranças que ganhamos, afinal, o quão importante uma pessoa se sente quando recebe uma lembrança de uma viagem. Esses objetos podem e devem fazer parte da sua decoração, afinal, eles representam um tanto da magia do mundo lá fora levada para dentro do lar. Elementos simples, mas que criam a identidade da casa, do morador e destaca ainda mais os seus gostos e preferências.

Verde dentro de casa

Tenha o seu imóvel um jardim, uma varanda, uma área externa especial ou não, é sempre interessante levar a natureza para dentro de casa. Para deixar o ambiente ainda mais orgânico, é importante saber escolher as plantas certas, afinal no espaço interno não há tanta luz e, por isso, é preciso estar atento a alguns cuidados. Isso não significa que ter um espaço verde seja sinônimo de trabalho, muito pelo contrário. Há espécies que não demandam muitos cuidados e que mantém-se verde durante o ano todo. Conheça algumas das opções:

  • Clorofito ou Planta Aranha: o nome pode ser curioso e se deve ao fato das folhas alongadas lembrarem ao inseto. Além de não exigir grande cuidados, a planta aranha ajuda a purificar o ar de dentro da casa, graças a capacidade absorver o formaldeído e o xileno.
  • Aloe-vera: muito conhecida no universo da cosmética, essa suculenta não precisa de muita água. Na verdade, durante o inverno pouco deve ser regada. Já nas outras estações, é importante conferir se a terra está seca e pingar um pouquinho de água.
  • Cactus: com origem em zonas desérticas do planeta, os cactus talvez sejam as plantas mais simples para se ter dentro de caso. Afinal, tudo o que elas precisam é de luz. Ao contrário de muitas outras espécies, os cactus precisam de pouquíssima a água e o cuidado deve ser tomado para não exagerar nas regas.
  • Ráfia: quer algo maior do que um pequeno vaso. As Ráfias são pequenas árvores que crescem muito bem em ambiente internos, precisando apenas de luz para se desenvolverem.
Fonte: Casa e Jardim

Assim como nos jardins externos, a ideia de trazer as plantas para dentro de casa é também fazer de forma orgânica e com ar despreocupado. Esqueça as proporções milimetricamente calculadas e deixe a natureza ocupar alguns espaços da sua casa. Esteja sempre atento aos sinais das plantas, pois, elas costumam “avisar” quando precisam de mais água ou cuidados especiais, e crie espaços com muito mais vida. Além disso, não limite as plantas apenas as áreas como a sala ou varanda, procure dar um toque verde em diferentes espaços: um vaso ou arranjo no banheiro, uma planta suspensa no escritório, um jardim vertical na cozinha e até mesmo uma pequena árvore no quarto.

Temos a certeza de que o morador irá se sentir muito mais acolhido e bem disposto com estes toques especiais.

Agora você já sabe como trazer a natureza para dentro de casa. Continue acompanhando os conteúdos do nosso blog e não perca nenhuma novidade no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *