Design Biofílico: a natureza nos espaços construídos

integração de projetos com a natureza
projetos de arquitetura integrados com a natureza acalmam e provocam bem estar.

O Design Biofílico é uma forma inovadora de criar ambientes naturais que melhoram nossa saúde e bem-estar. A palavra “biofílico” vem de “biofilia”, que pode ser definida como o amor à vida ou aos sistemas vivos. É um resgate dos ambientes naturais em um mundo urbano de tecnologia e arquitetura industrial.

Mas como, exatamente, essa tendência pode e deve influenciar os seus projetos? Confira quais são os elementos do Design Biofílico e as melhores ideias para incorporá-lo aos seus projetos!

Revestimento Duna Colors Amazzonite

O que é o Design Biofílico

O Design Biofílico procura conectar nossa necessidade de afiliar a natureza ao ambiente moderno construído. Uma extensão da teoria da biofilia, o estilo reconhece que nossa espécie evoluiu na maior parte de sua história em resposta adaptativa ao mundo natural e não às forças humanas criadas ou artificiais. Essa necessidade é fundamental para a nossa saúde física e mental, além do nosso bem-estar.

Como o “habitat natural”, atualmente, é, em grande parte, o ambiente construído — ou seja, onde passamos a maior parte do nosso tempo —, o Design Biofílico busca satisfazer nossa necessidade inata de nos associar à natureza e cria um habitat saudável.

Tribu e Grezzo Cinza – Castelatto

Mais produtividade e bem-estar

Ao incluir conscientemente a natureza no interior ou no projeto arquitetônico, estamos nos reconectando inconscientemente a ela. Um ambiente sem contato com a natureza pode afetar negativamente nossa saúde e nossa produtividade. Pensando em produtividade e bem-estar, o Design Biofílico, além de ser muito importante nos espaços pessoais, é fundamental em áreas produtivas, como escritórios, por exemplo.

Por isso, incorporar elementos da natureza diretos ou indiretos no ambiente construído é fundamental. Isso ajuda a reduzir os níveis de estresse, a pressão arterial e as frequências cardíacas, ao mesmo tempo que aumenta o bem-estar geral.

Design Biofílico, portanto, não é sobre adicionar um vaso de planta ao ambiente. É pensar na melhor estratégia para aquele ambiente específico, tendo em vista a luz natural, vegetação, paredes vivas, texturas naturais, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *