AZUL DA COR DO MAR I projeto Shayanne Secaf

“Apartamento Blue” foi o nome escolhido para o novo projeto da arquiteta Shayanne Secaf. Shayanne costuma sempre nomear seus projetos por cada um deles contar uma história diferente. No caso desse apartamento de 110 m² no bucólico bairro da Glória, na Zona Sul do Rio de Janeiro, “Blue” surgiu pela presença marcante da cor azul em praticamente todos os cômodos do apartamento, cor preferida da cliente. 

As referências do cliente são a fonte de inspiração para os projetos arquitetônicos de Shayanne: “a casa tem que ser do jeitinho deles”. Mas é claro que todo arquiteto tem a sua própria linguagem arquitetônica, ou seja, um toque de estilo pessoal, que deve sempre acrescentar ao que o cliente quer e tornar o resultado final surpreendente. No caso de Shayanne, têm alguns itens que acabaram virando uma assinatura da arquiteta, como por exemplo tijolos, cimento queimado, boiserie, ripado e uma ótima iluminação (a iluminação serve tanto para iluminar um ambiente, como também tem a função estética de embelezar um espaço ou realçar objetos específicos).

O apartamento originalmente era composto por três quartos, cozinha, dois banheiros sociais e dependência completa de serviço.  Seguindo alguns desejos dos clientes, Shayanne e sua equipe transformaram um dos quartos em uma suíte, demoliram a parede que dividia a cozinha da dependência de serviço para dar amplitude, e reorganizaram a cozinha e banheiro social (era muito pequeno e pouco funcional). “Trocamos tudo no apartamento desde a parte elétrica, gás, hidráulica, foi uma reforma total”, contou Shayanne.

ambientes por Shayanne Secaf

A ideia do cliente era reformar um apartamento que ele havia comprado no prédio em que sua mãe o criou com seus irmãos desde pequeno. Ela tinha um sonho de ter um apartamento virado para a fachada do prédio, com a bela vista da praça, onde tem muitas lembranças. Por morar em outro estado, o cliente deu carta branca para Shayanne e sua equipe realizarem todos os desejos dela. Sua única exigência foi dar destaque à uma cristaleira que tinha um grande valor sentimental. Ela foi restaurada, sua cor foi modificada e recebeu um local de destaque na sala.

Shayanne procurou criar laços do antigo apartamento com o novo, ter peças que os conectassem, e que além disso fosse aconchegante e bem iluminado. Mas claro que para isso acontecer, alguns desafios precisaram ser ultrapassados. O apartamento, por ser muito antigo, os croquis (uma espécie de esboço na arquitetura) estavam muito apagados, impossíveis de ler, “então quando fomos quebrar uma parede crucial para aumentar a cozinha, encontramos as tubulações de gás que alimentava os apartamentos acima. Tivemos que deslocar toda a linha de alimentação para não inviabilizar o projeto original, por isso contamos com uma equipe de execução”, contou a arquiteta.

O crédito da sensação de amplitude e leveza vai para os tons sóbrios, pois são perfeitos para otimizar espaço. Além disso, permite que sejam aplicados em praticamente todo o estilo decorativo, pois eles conversam muito bem com qualquer tema, já que são visualmente leves. Leveza é a palavra-chave. “Junto com a cliente, optamos por trazer um apartamento integrado, amplo, claro e aconchegante”, explica Shayanne.

A proximidade do mar foi fundamental na hora de escolher os materiais na TANTO. “Optamos por materiais mais resistentes à essas condições”.

detalhes do projeto utilizando revestimentos que você encontra na TANTO

Na cozinha usamos o Amur da Ceusa, Citta Sgr da Portinari e o Beatles da Decortiles

Home AC no banheiro da suíte e o Bella Vita em três cores

No banheiro social usamos o Giardino da Portinari

No hall de entrada usamos o Mediterraneo da Ceusa

Integrando sala e quartos usamos o Calacata Satin

Shayanne credita grande parte do sucesso do projeto à parceria com a TANTO. “Produtos de qualidade, ótimo atendimento, grande variedade, rapidez na entrega (dispõem de um vasto estoque o que para nossa área de atuação é super importante). Além de ser extremamente completa, sabemos que podemos confiar”.

Galeria de Imagens do projeto

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *