Tendência: rústico e moderno

Um dos principais segredos da decoração é conseguir encontrar a harmonia entre os elementos escolhidos para cada ambiente. Este pensamento pode ser simples quando trabalhamos com um único estilo.

Agora, como conseguir criar um ambiente harmonioso quando conjugamos algo tão distinto como os estilos rústico e moderno. No primeiro momento, isso pode parecer uma ideia complexa, mas esta é uma tendência que veio para ficar.

A  verdade é que com tanta oferta e possibilidades, não há porque nos limitarmos em apenas um tipo de décor. Principalmente quando nos vemos completamente apaixonados pelos materiais do estilo rústico, mas também seduzidos pelas facilidades e ar moderno do ambiente urbano, não é mesmo?

Pensando nisso, preparamos este conteúdo especial, com dicas de como fazer esta combinação, deixando o espaço aconchegante e moderno ao mesmo tempo. Descubra já!

Revestimento de pedras: um toque aconchegante

Uma das principais características do rústico é o uso de materiais orgânicos e de acabamento natural. Tijolos e pedras garantem o clima campestre e fazem do ambiente um espaço aconchegante. Agora, como usar estes revestimentos em uma decoração que une este toque do campo com o ritmo acelerado da vida urbana?

É simples! Fuja do lugar comum e use-os em locais inesperados. Que tal criar, por exemplo, uma parede de tijolinhos na sua sala de televisão? Assim, você dá a um ambiente que, por si só já é moderno, um ar rústico.

A cozinha e o banheiro são outros dois cômodos que  combinam com o revestimento de pedras ou tijolo. Para não carregar o ambiente, sempre dê preferência por usá-los de maneira localizada, fazendo assim a combinação perfeita entre o rústico e o moderno.

Evocando contrastes: rústico versus moderno

A mistura de materiais é outra maneira interessante de fazer a combinação entre os dois estilos. A união da madeira com alumínio é uma excelente sugestão para a cozinha, por exemplo. Já o cimento queimado, comum em um décor moderno, pode ser combinado com peças de linhas orgânicas e garantir o contraste com o rústico.

As texturas dos materiais são o segredo para criar estas diferenças e garantir um ambiente aconchegante e moderno ao mesmo tempo.

fonte: Pinterest | Pamela Vicente
fonte: Country living
fonte: Blog Casinha Colorida

Dê vida aos acessórios

Já que estamos falando de contrastes, não podemos de deixar de lado os acessórios e elementos decorativos que fortalecem esta tendência. Afinal, os detalhes são importantes no resultado final de um projeto.

Se o ambiente criado é moderno, tanto em linhas quanto materiais, invista em itens decorativos do rústico, com design e materiais orgânicos para quebrar a rigidez. A mesma regra vale para o oposto; Aposte em peças arrojadas para quebrar a fluidez do ambiente rústico.

fonte: facilisimo
fonte: blog lovin’

Foque em uma peça chave

Para aqueles que se sentem inseguros em mesclar dois estilos tão distintos, temos uma dica bastante simples: trabalhe com uma peça-chave para fazer a combinação. Um sofá com tecido natural e de tonalidade neutra preenche muito bem uma sala moderna.

Uma parede de madeira, deixa o quarto do casal moderno mais aconchegante. Assim como, um banheiro de linhas retas e contemporâneas ganha um toque especial com uma bancada de madeira. Escolha um elemento, trabalhe o contraste com esta peça e o resultado será impecável.

fonte: reciclar e decorar
fonte: white glam

Confira uma opção da Tanto para você construir esse ambiente aconchegante aqui.

Onde fazer esta combinação?

Agora que você já sabe algumas possibilidades de combinação, é provável que surja a dúvida de onde investir nesta tendência.

Contudo, como falamos no início do texto, o segredo está na capacidade de criar um projeto harmônico. Se a sala do apartamento têm dimensões reduzidas, é preciso ter atenção para não pesar nos elementos rústicos e diminuir a sensação de amplitude.

Assim como um quarto não pode perder as suas características de conforto e aconchego. Foque na palavra harmonia e aposte nesta tendência de combinar o rústico com moderno seja para a sala de jantar, banheiro, quartos, escritório e até mesmo a cozinha.

fonte: love grows wild

fonte: country living

Preparado para colocar estas dicas em prática? Não deixe de acompanhar nosso facebook  e instagram para estar sempre por dentro das principais novidades e para conhecer os melhores fabricantes do mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *