Ambientes integrados: a ressignificação da cozinha

A vida corrida dos dias de hoje pede com que a casa moderna siga um conceito muito importante: a praticidade. Conseguir dinamizar as suas atividades de rotina, diminuir os tempos das tarefas de casa e aproveitar cada minuto com a família e os amigos é algo fundamental para todas as pessoas. Se tem um cômodo que acolhe e reúne as pessoas, é a cozinha, não é a toa que muitos a chamam de o coração da casa.

A cozinha integra a família, os amigos e os convidados. É ali que fazemos os nossos pratos preferidos e que, muitas vezes, confraternizamos. Pensando nisso, a proposta de integrar a cozinha com a sala, tem se tornado uma forte tendência. A ressignificação da cozinha tem garantido um papel central para este ambiente nos novos projetos. Acompanhe este post até o final e entenda mais sobre esta tendência que veio para ficar.

Nós já falamos um pouco sobre cozinhas aqui. Fique ainda mais inspirado com decorações encantadoras!

Cozinha: o coração da casa

Pense nas suas memórias de infância na casa onde cresceu. A cozinha pode surgir em muitas delas. Momentos com os avós, com os pais, com os irmãos ou amigos, seja nas datas especiais ou na rotina comum. Se por um lado a tecnologia avança em passos largos, por outro há cada vez mais o resgate às origens, as memórias e aos elementos mais naturais da vida. Isso tem se tornado cada vez mais evidente nos novos projetos e até mesmo nos salões internacionais. No último Salone del Mobile, em Milão, foi montada uma instalação em que a cozinha era apresentada como o coração da casa. E, a verdade é que ela realmente é, não é mesmo?

Fonte: Pinterest @angela

E como integrar esses ambientes: cozinha + sala

A essa altura, imaginamos que já esteja se perguntando como apostar nesta tendência na sua casa, não é mesmo? Por mais que pareça uma ideia complicada, vamos mostrar que com algumas reformas é possível criar ambientes integrados, deixar a sua casa mais prática e aproveitar todos os momentos com a família e amigos.

Pintereste: @IngridHallWass

Ilhas de cozinha

Cada cômodo tem uma peça que é a personagem principal. Na sala de TV é o sofá, na de jantar a mesa, no quarto a cama e na cozinha moderna a ilha. Para criar um ambiente integrado e unir a cozinha com a sala, é fundamental investir em uma ilha. Modernas, elegantes e práticas, elas funcionam como o elo de ligação entre os dois ambientes.

Fonte: Pinterest @Caroline Fernandes
 
Fonte: Pinterest @RosaGoncalves
Fonte: Pinterest @DecorKitchen
Fonte: Pinterest @SergioSilvestre
Fonte: Pinterest @FlorenceRolando

A praticidade é, sem dúvida, uma das características que precisamos destacar nas ilhas de cozinha. Estas peças foram pensadas e desenvolvidas para atender a todas as atividades realizadas no cômodo. As ilhas têm um design completo que pensa em cada detalhe, desde a cuba até os compartimentos, divisões e espaços que deixam as atividades muito mais práticas. Podemos destacar algumas das suas vantagens:

  • As ilhas de cozinha servem como uma âncora para o trabalho na cozinha, tornando possível a centralização de todo o trabalho, desde o preparo da comida até o momento de servir, tudo no mesmo ponto;
  • Depois de cozinha, a ilha também funciona como uma mesa para as refeições;
  • As ilhas garantem um espaço para arrumação de todos os itens da cozinha;
  • São peças versáteis que atendem as mais diferentes ocasiões.
Fonte: Debacco

Cuba Primaccore 500 da DeBacco, imagem acima, é uma das opções para facilitar o dia a dia na cozinha. E é uma exclusividade da Tanto!

Além disso, é importante destacar o quanto as ilhas de cozinha ajudam a aproveitar cada centímetro quadrado do projeto de maneira funcional. Pensar em ambientes integrados é a garantia de uma vida mais prática e cômoda.

Continue acompanhando os conteúdos da Tanto para ficar por dentro das maiores tendências do Design de Interiores e da Arquitetura. Siga também o nosso Instagram Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *