Conheça as marcas com produção de revestimentos sustentáveis

A sustentabilidade está em alta. Não só como uma tendência para o mercado de decoração, mas também como uma preocupação real sobre as melhores formas de ajudar o planeta. Seja na utilização ética da matéria-prima ou por meio do consumo consciente, falar sobre sustentabilidade não é mais um plus para criar projetos decorativos, é uma obrigação.

Sendo assim, torna-se necessário que os profissionais de arquitetura e decoração de interiores busquem opções de produtos que possuam um processo de vendas baseado na sustentabilidade, desde a sua produção até o momento de sua aplicação.

Afinal, os clientes estão muito mais exigentes nesse sentido.

E é claro que, devido às grandes mudanças no comportamento de consumo, o mundo passou a pensar em alternativas que trouxessem menos dano ao meio ambiente, como é o caso de uma pesquisa que criou uma cerâmica que reduz em 50% o nível de poluição de uma fabricação tradicional.

Para entender o que estamos falando, é essencial conseguir visualizar que todas as etapas de produção das cerâmicas e porcelanatos trazem algum impacto ambiental!

Confira outros conteúdos que se relacionam com a tendência da sustentabilidade na decoração de interiores:

– Decoração de interiores aliada ao bem-estar;

– Bela, leve e sustentável – O consumo consciente aplicado à decoração de interiores.

Por isso, as grandes marcas de revestimento também começaram a enxergar a necessidade de valorizar as questões sustentáveis e a promover um processo de produção que gerasse menos danos ao meio ambiente. 

E, para ajudar você a criar projetos que estejam de acordo com o universo sustentável e dentro das exigências dos clientes, tanto em relação à preocupação ambiental como em relação à criação de uma decoração sofisticada, nós decidimos trazer algumas opções de revestimentos incríveis de grandes marcas que vão ajudá-lo a projetar com consciência ambiental e muita elegância!

Vamos lá?

1. Castelatto

A Castelatto é uma empresa conhecida por ter a sustentabilidade em um dos seus pilares de marca. Ou seja, o respeito ao meio ambiente está presente na empresa desde o processo produtivo dos revestimentos até as áreas administrativas.

De acordo com a própria marca, 100% da água utilizada no processo de produção é de reuso, além de ter uma política interna de coleta de lixo. Todas as ações desenvolvidas na empresa renderam uma participação no Green Building Council, uma instituição que contribui na transformação da indústria da construção civil em um mercado sustentável.

E, claro, além da sustentabilidade, você conta com revestimentos incríveis que possuem o poder de tornar qualquer decoração incrível!

Confira algumas opções:

Fonte: Castelatto – Revestimento Pacific

Um dos grandes diferenciais da Linha Pacific da Castelatto é a presença de conchas marítimas em sua composição. Além disso, é um revestimento atérmico, sendo ideal para utilização em piscinas e áreas externas. Incrível, não é?

E, claro: possui o selo ECO para revestimento sustentável.

Fonte: Castelatto – Revestimento Madeyra Vecchia

Utilizar madeira na decoração não parece uma solução sustentável, não é? E se, na verdade, você utilizasse o concreto sem perder o charme da aparência da madeira?

Essa opção sensacional da Castelatto traz o visual da madeira para o concreto, proporcionando uma estética única para a decoração. Belo, sofisticado e com o selo ECO de sustentabilidade.

Cerâmica Portinari

Presente também entre as premissas da empresa, a Cerâmica Portinari possui como um dever interno a redução dos impactos ambientais que a produção de seus revestimentos pode causar ao meio ambiente.

Foi assim que a marca já ganhou diversos selos relacionados à proteção ambiental, como o Selo Verde, que possui como critérios de avaliação a água e efluentes, energia, matérias-primas e resíduos, emissões atmosféricas e educação ambiental.

Ou seja, uma das maiores marcas de revestimentos do Brasil, com opções incríveis de produtos cheios de personalidade, sofisticação e elegância, traz para o mercado, além de tudo, uma preocupação ímpar com o meio ambiente.

Conheça algumas das opções:

Fonte: Cerâmica Portinari – Coleção Antique HD

A Portinari também atua no segmento de porcelanatos que imitam materiais naturais, como é o caso da madeira. Nessa coleção incrível, os veios da madeira são detalhes fantásticos nas peças e trazem todo o aspecto natural e rústico aos ambientes.

Fonte: Portinari – Atlantis

A coleção Atlantis também é uma ótima opção para quem está buscando revestimentos sustentáveis. Inspirada nas águas do mar e na mitologia que envolve a cidade perdida de Atlantis, o revestimento é único e pode dar o toque que faltava na decoração.

Grupo Eliane

Outra grande indústria do setor de decoração de interiores, que detém as marcas Eliane Revestimentos e Decortiles, também traz a preocupação com a sustentabilidade de forma bastante intrínseca em ambas as empresas.

Eliane Revestimentos já conquistou alguns prêmios de sustentabilidade, como o Prêmio Expressão de Ecologia, em 2017, um dos mais importantes do setor na região sul do país. Além disso, já revelou também a sua preocupação com o sistema de reciclagem de resíduos sólidos produzidos pela empresa.

Ou seja, a marca possui uma preocupação ambiental que também vai desde a produção até o administrativo da empresa.

Da mesma forma, a Decortiles também tem o foco da sua produção nessa questão. E a marca, inclusive, já lançou uma coleção específica voltada para essa tendência. A Coleção Eco foi lançada na Expo Revestir de 2019.

Conheça alguns dos revestimentos dessas marcas:

Fonte: Decortiles – Linha Eco
Fonte: Decortiles – Brick Art Rose Gold
Fonte: Eliane Revestimentos – Bosco Amêndoa

Uma grande solução para a sua decoração

Percebe como é possível utilizar produtos incríveis sem agredir o meio ambiente, investindo em marcas que possuem consciência ambiental

Além disso, um  dos segredos da decoração com o foco na sustentabilidade é pensar em alternativas que não deixem de agradar ao cliente final, mas que possuam um apelo sustentável.

É o caso dos revestimentos que imitam materiais naturais, como apresentamos aqui. A madeira e o mármore são constantemente imitados pelos revestimentos cerâmicos, seja por meio da impressão 3D ou de qualquer outra técnica.

Opções não faltam!
Continue acompanhando os nossos conteúdos aqui no blog para mais dicas como essa de produtos e tendências de decoração. Além disso, você pode seguir o nosso Instagram para não perder nenhuma novidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *