Expo Revestir 2020: tendências, lançamentos e destaques

Quem trabalha com arquitetura e decoração de interiores sabe: a Expo Revestir é um dos maiores eventos do setor de revestimentos. E é nesse encontro anual que as grandes marcas revelam suas coleções e apostam em tendências que vão dominar o mercado.

O evento que já está na sua 18ª edição, aconteceu entre os dias 10 e 13 de março, e trouxe diversas novidades, além de reforçar algumas tendências e apresentar alguns destaques que vão dominar os projetos daqui para a frente.

E é claro que a Tanto esteve lá para trazer para você, as principais novidades em tendências, lançamentos e os principais destaques. Vamos lá?

A feira

Antes de mais nada, é muito importante entender a magnitude de um evento como a Expo Revestir. Ela se consolidou como a maior feira de acabamentos e revestimentos da América Latina!

Conhecida por ser a Fashion Week da arquitetura e decoração, é um encontro que promove negócios e principalmente fala sobre as ideias que vão dominar o mercado da decoração durante o ano.

E em meio a empresários e profissionais da área, junto com lançamentos das maiores marcas e discussões incríveis, é impossível não se inspirar. Por isso, se você não pode comparecer ao evento deste ano, confira o que nós da Tanto encontramos de mais interessante por lá.

As tendências

As tendências de decoração, geralmente, caminham juntas com as mudanças comportamentais da sociedade. Nós já trouxemos aqui no blog, diversas tendências que estão ganhando forma e força há alguns anos, mas que é durante 2020 que elas vão começar a ocupar verdadeiramente os projetos.

Para ler mais sobre as tendências, clique aqui e acompanhe o nosso blog.

Entre elas, estão a decoração sustentável, com viés de aproximação da natureza, o investimento em projetos que privilegiam o bem-estar, a volta dos pequenos formatos e a paixão pelos azulejos, entre outras!

Essas tendências se destacam em diversos lançamentos que aconteceram na Expo Revestir deste ano! Confira abaixo quais foram algumas das apostas das marcas:

1. O granilite da casa da vovó está de volta!

Ele foi um grande sucesso nos anos 40 e dominou muitas casas pelo Brasil a fora. E não é à toa que ele está voltando para a decoração de interiores, afinal, ele possui um estilo único e que pode trazer muita personalidade ao ambiente.

Não é a toa que o prêmio Best In Show – Porcelanato do Ano foi para uma opção que possui referência direta ao granilite. O porcelanato Sílex da Eliane Revestimentos venceu o prêmio, ao trazer uma cerâmica única e cheia de inovação tecnológica. Confira abaixo:

Fonte: Eliane Revestimentos
Fonte: Eliane Revestimentos

O porcelanato é indicado para ambientes de alta movimentação de pessoas, sendo considerado um produto de alto desempenho e muito contemporâneo, apesar das referências ao passado.

2. Revestimento 3D

Podemos dizer que já é o terceiro ano consecutivo que essa tendência está presente nos revestimentos. O apelo pelo tridimensional é uma característica bastante comum nos revestimentos atuais, porém, se renova a cada ano e as opções ficam cada vez mais deslumbrantes.

Lembrando que, em 2019, a Cerâmica Portinari, também foi destaque na feira devido ao lançamento do porcelanato Max Abstract. Uma opção única para quem quer levar a estética 3D para os ambientes.

3. Azulejos em pequenos formatos

Outra tendência que vem se reafirmando ano após ano, é a de revestimentos em pequenos formatos. Desde o azulejo de metrô, até opções com recortes e formatos inusitados que proporcionam paginações únicas para cada projeto, investir em pequenos formatos é ter um leque gigantesco de opções para criar a decoração de diversos ambientes.

E confirmando essa tendência, a Cerâmica Atlas surge com uma nova linha incrível com uma pegada vintage. 

Fonte: Expo Revestir

Em um formato 20×20, a porcelana traz diferentes cores em tons pastéis, que podem dar um toque bastante elegante aos ambientes, sem perder o tempero da diversão. São 10 tons que flertam com esse estilo retrô: Liquen, Dil, Náutico, Calla, Malva, Cosmo, Nero, Murta, Camélia e Marfim.

4. A presença da natureza: o design biofílico na decoração de interiores

A inspiração e conexão da decoração de interiores com a natureza talvez seja uma das tendências mais presentes no mercado nos últimos anos. Desde 2018 se fala sobre a “Casa Viva” (tema central da CasaCor 2018), em 2019 falava-se sobre a inserção da natureza nos ambientes e com isso, surgiram diversas tendências: urban jungle, decoração orgânica e claro, a biofilia ou o design biofílico.

E é claro que essa tendência estaria presente em uma das maiores feiras de décor da América Latina. Afinal, as grandes marcas sabem que essa presença da natureza nos ambientes é essencial! Essa é uma das grandes mudanças no comportamento das pessoas, que estão buscando cada vez mais criar espaços de convívio comum que tragam o respeito e a conexão com a natureza em primeiro lugar.

E pensando nisso, a Castelatto trouxe para a Expo Revestir 2020 a Coleção Moss, com um design biofílico, remetendo as linhas da natureza e com uma incrível conexão com a natureza.

Fonte: Castelatto

Grandes tendências e muitas opções para a sua decoração!

Deu pra visualizar que os caminhos para a decoração 2020 estão começando a ficar mais claros, certo? Sabemos que, assim como outros eventos que inspiram e trazem tendências não são uma regra para que todos os projetos decorativos sigam a mesma linha, mas, conseguimos ter uma ideia muito mais clara do que está sendo consumido, certo?

Podemos destacar duas grandes vertentes que estiveram presentes com bastante força na Expo Revestir, que são as tendências relacionadas ao vintage, retrô e influências desse estilo, além da conexão com a natureza, que é uma tendência cada vez mais presente na decoração de interiores.

E aí, gostou dos lançamentos e das tendências que estão dominando o mercado?

Deixe seu comentário com as tendências que você enxerga para 2020 e continue acompanhando o nosso blog e Instagram para mais novidades sobre o mercado de decoração de interiores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *