Bela, leve e sustentável – O consumo consciente aplicado à decoração de interiores

A sustentabilidade está tomando conta de todos os mercados de consumo, e o setor de arquitetura e decoração de interiores também está sendo afetado. Com toda essa mudança voltada a um consumo consciente, até mesmo os estilos de decoração estão entrando em um processo de reformulação, em que valorizam cada vez mais a natureza e a conexão entre as pessoas.

Mas aí surge a pergunta: é possível que o consumo consciente, bem como o foco na sustentabilidade, proporcione a criação de espaços deslumbrantes?

A verdade é que, apesar de ser um tema que já está há tempos em foco, ainda é um desafio criar espaços sustentáveis. Mas as grandes marcas do mercado já estão buscando formas de diminuírem o impacto causado à natureza.

E essa tem sido, cada vez mais, uma exigência dos consumidores finais. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Akatu e compartilhada pela Folha de S.Paulo, em 2018, 38% dos entrevistados estavam adotando práticas sustentáveis e de consumo consciente no cotidiano. 

Ou seja, é extremamente importante, como profissional de decoração e arquitetura, estar ciente de que os projetos devem ser adaptados para essa realidade.

Mas, como?

A sustentabilidade e o consumo consciente na decoração

Como já mencionamos, essa grande mudança na forma de consumir já está provocando reformulações na forma de criar espaços decorados, sejam eles residenciais ou comerciais.

A natureza está reocupando os espaços na decoração de interiores, mas vamos além disso: o décor está cada vez mais inteligente, aproveitando melhor os espaços para construir ambientes acolhedores e aconchegantes, visando a praticidade e o bem-estar!

Então, aqui, já temos alguns pontos que servem de guia para quem quer trazer essa visão mais consciente para a criação de projetos de decoração:

  • Investir na conexão com a natureza: consumir e investir em natureza é ter um consumo consciente, e não falamos apenas em trazer plantas e verde para o décor, mas também de colocar a preocupação e o cuidado com a natureza em primeiro lugar.
  • Decoração inteligente e prática: aqui estamos falando de criar espaços sem exageros, evitando um consumo excessivo de materiais, revestimentos, acabamentos, etc. 

Esses dois pontos são guias para a criação de espaços que foquem o consumo consciente e a preocupação com a sustentabilidade. Através disso, você conseguirá consumir produtos que tenham baixo impacto ambiental, reaproveitar ou reutilizar outros materiais na decoração e saber como otimizar os espaços.

E, na prática, isso realmente funciona?

Construindo espaços deslumbrantes

É claro que parece um mundo ideal conseguir elaborar um projeto de decoração 100% sustentável. Mas pensar em pequenas ações já é um grande passo!

Para que você entenda que na prática é possível criar decorações incríveis com foco na sustentabilidade e no consumo consciente, nós separamos alguns espaços decorados de forma inteligente! São diversas possibilidades para os principais ambientes da casa. Confira:

Decoração da cozinha

A cozinha é o sonho de decoração para muitas pessoas. Um espaço que permite uma fluidez gigantesca de soluções, também é um espaço onde é possível aplicar a decoração consciente! 

Fonte: Histórias de Casa

Trazer as plantas e a madeira para esse ambiente é uma das formas de criar a conexão com a natureza. Então, que tal uma horta vertical para conseguir cultivar os próprios temperos?

Fonte: Muito Chique

Além disso, também é possível trazer a madeira para os detalhes, nos armários ou nos revestimentos! Mas lembre-se de que existem opções de revestimentos que imitam a madeira, evitando o uso dessa matéria-prima e o impacto negativo que isso pode trazer para a natureza.

É importante que os acabamentos sejam escolhidos de maneira consciente também, como no caso das monocomandos. 

Fonte: Docol (Produto disponível nas Lojas Tanto)

Esse misturador monocomando com ducha manual da Docol é a escolha perfeita para quem quer aliar a elegância com a sustentabilidade. O arejador articulável que faz parte dessa opção de monocomando, além de garantir economia de água e evitar respingos, permite direcionar o fluxo, proporcionando maior flexibilidade e praticidade para o usuário. 

Viu só? Existem diversas possibilidades para as cozinhas! Agora, vamos aos outros ambientes?

Decoração da sala

Um ambiente de conexão e convívio. A sala de estar oferece mil e uma oportunidades de trazer personalidade através da decoração.

O segredo para esse ambiente é proporcionar uma leveza visual, seja na harmonização das cores, na escolha dos elementos ou até mesmo no aproveitamento do espaço de forma natural.

Um dos segredos para a sala é apostar na iluminação natural, com janelas grandes que permitam a incidência solar em grande parte do dia. Além de uma maior sensação de bem-estar, isso permitirá uma economia de energia!


por dom arquitectura

Aliar essa iluminação natural com revestimentos que imitam a madeira (como alguns porcelanatos) permite dar um toque de conexão com a natureza! E não se esqueça das plantas, elas criam um aspecto muito mais vivo ao ambiente!

Você pode apostar em um jardim vertical, por meio do uso de um cobogó incrível da Ana Paula Castro.

Jardim Suspenso – Ana Paula Castro (Produto disponível nas Lojas Tanto)

Esse Jardim Vertical, que faz parte da linha Ideias Concretas da designer, é vendido por unidade e pode trazer uma conexão única com a natureza.

Falamos sobre plantas na cozinha, plantas na sala… E, realmente, o conceito Urban Jungle é uma das apostas para a decoração de interiores de 2020. 

Além de tudo isso, agora com mais foco no consumo consciente, a sala permite que você invista em móveis antigos, adquiridos em bazares ou brechós. O sofá, que é uma das peças-chave da decoração da sala de estar, é uma peça que permite essa personalidade mais vintage!

Fonte: Entenda Antes

Decoração do quarto

O quarto é um ambiente que deve ter a personalidade do morador! Por isso, é importante entender bem os gostos do cliente antes de elaborar um projeto de decoração para esse espaço.

Mas isso não quer dizer que ele não pode ser sustentável!

Revestimentos mais neutros ainda estão em alta no mercado de decoração, como o piso de cimento, ladrilhos hidráulicos, de bambu ou de madeira de origem certificada. Esses são materiais de baixo impacto ambiental!

Marcas como Castelatto e Portinari possuem selos de produção sustentável! Busque opções que levem isso em consideração.

Fonte: Cerâmica Portinari – Porcelanato Távola (Produto disponível nas Lojas Tanto)

Távola é uma opção de destaque da Cerâmica Portinari e que dá um aspecto incrível para a decoração.

O que você achou?

Viu como é possível manter a elegância, a sofisticação e a personalidade nos ambientes com um foco sustentável?

Vale lembrar que para decorações sustentáveis e para investir em um consumo mais consciente é necessário pensar na reutilização e na reciclagem de materiais.

É possível e é tendência!

Quer conferir mais dicas sobre decoração sustentável e consumo consciente? Então, visite o nosso BlogInstagram para não perder as novidades do universo da decoração de interiores e continuar acompanhando as principais tendências do setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *