Casa Cor Rio 2019: o RJ está todo decorado

Um dos eventos mais esperados do ano, a CasaCor Rio 2019 traz as principais tendências de decoração e, mais importante, celebra o jeito carioca de morar. Desde a sua estreia, em 1991, mais de 900 mil visitantes tiveram a chance de se encantar com os mais de 1.137 ambientes decorados por mais de 600 arquitetos, designer de interiores, decoradores e paisagistas.

Não são apenas os números que impressionam. Todos os anos, a CasaCor Rio transforma a cidade maravilhosa no epicentro da arquitetura e design. Este é o local que profissionais, empresas e as marcas mais cobiçadas do mercado se reúnem para apresentar o que há de mais novo no mercado de decoração, sempre adequado ao estilo da casa carioca.

Se você não teve a oportunidade de visitar os 45 espaços da CasaCor Rio 2019, não se preocupe. A Tanto esteve presente como fornecedora de inúmeros ambientes e, claro, como visitante para descobrir as principais tendências de decoração para 2020. Então, prepare-se para descobrir o que vai agitar o mundo do design, arquitetura e decoração de interiores.

As principais tendências da Casa Cor 2019

A edição de 2019 foi muito especial. De volta ao centro do Rio, a CasaCor 2019, foi realizada no Edifício Touring, localizado entre o Museu de Arte do Rio e o Museu da Manhã. Construído na década de 1920, o edifício Art Déco foi projetado pelo arquiteto francês Joseph Gire, que tem em seu portfólio o Copacabana Palace, o Palácio Laranjeiras e o edifício A noite, que durante décadas foi o maior arranha-céu da América Latina.

Com o tema Planeta Casa, a CasaCor 2019 teve a natureza, novamente, como centro das atenções. O verde esteve presente em todos os ambientes, nas suas mais diferentes formas, mas há muito para ser descoberto. Então, vamos as tendências!

1. Texturas naturais

Com o tema Planeta Casa e um convite para pensar no lar como um microcosmo, não é difícil de imaginar a forte presença de elementos com texturas naturais. Nos pisos e paredes, revestimentos, mobiliários e elementos decorativos trazem a natureza para dentro de casa.

Fonte: CasaCor Rio 2019

Madeira, pedra, cerâmica e outros elementos surgem tanto como matéria-prima como também na reprodução de materiais tecnológicos, criando um verdadeiro enigma para os olhos.

Fonte: CASACOR

As texturas naturais trazem a decoração de interiores elementos sensoriais. Além de explorar sentidos diferentes, são elas que trazem a natureza para dentro de casa, criando uma atmosfera de tranquilidade nos ambientes.

2. Sustentabilidade

Fonte: CASACOR

É impossível falar em Planeta Casa sem trazer o tópico sustentabilidade à tona. A CasaCor Rio 2019 teve diversos ambientes onde o uso de materiais sintéticos, reciclados, elementos artesanais e soluções tecnológicas predominaram. Mas, não se engane em pensar que o resultado foi uma imagem futurista, muito pelo contrário, o orgânico tomou conta.

A natureza reinou. As texturas (como falamos anteriormente), os elementos decorativos e os acabamentos estavam totalmente voltados para uma casa conectada com o planeta, seja nos ambientes internos ou externos.

3. Casa Tropical

Falar em casa carioca e não explorar toda a flora e fauna tropical seria um desperdício de materiais, texturas, cores e elementos decorativos. Principalmente quando o tema da CasaCor era voltado para criar uma casa casa pensada em trazer a natureza ao centro das atenções.

Fonte: CASACOR

Tecidos estampados, pinturas e plantas por todo lado. A tropicalidade está em alta e traz mais leveza para qualquer espaço da casa. Além das cores que exaltam uma alegria única!

Fonte: CASACOR

As folhagens tropicais podem surgir de formas que vão além do lugar comum. O destaque esteve na forma como arquitetos, designers de interiores e decoradores, trabalharam e recriaram a temática nesta edição da CasaCor 2019.

4. Minimalismo

A temática minimalista pode até soar como “mais do mesmo” ou um clichê da arquitetura. No entanto, nesta edição da mostra, o minimalismo é explorado de uma forma completamente diferente. Alinhado a ideia de um consumo mais consciente, de valorizar a produção artesanal e a reutilização, o minimalismo ressurge em novas formas.

Fonte: CASACOR

O estilo escandinavo se enquadra neste novo minimalismo. Tons neutros e cores que aludem aos elementos da natureza compõem ambientes onde a tranquilidade reina. Nos detalhes, objetos decorativos de design arrojado, porém em materiais simples tais como a madeira, a cerâmica e o ferro.

Fonte: CASACOR

5. Madeira soberana

Falamos das texturas naturais, da estética tropical e da valorização de materiais que priorizam a sustentabilidade. No entanto, não poderíamos fechar a lista de tendências da CasaCor 2019 sem a madeira.

Fonte: CASACOR

Presente em muitos dos 45 espaços, a madeira surge nas suas mais diferentes formas. Apesar do efeito trompe l’oeil, em muitos dos espaços a madeira é apenas a escolha estética e não do material. Revestimentos que imitam madeira aparecem como uma solução que aproveita de todos os efeitos estéticos, sem causar danos ao meio ambiente.

Fonte: CASACOR

Seja nos ambientes internos ou externos, nos espaços residenciais ou comerciais, a madeira foi soberana na edição de 2019 da CasaCor.

Mais do que apresentar tendências dos produtos, a essa edição pautou as novas formas de viver na Cidade Maravilhosa.

Quer saber mais sobre os produtos da Tanto utilizados na CasaCor Rio 2019? Entre em contato conosco pelo whatsapp: BarraLeblon e Bonsucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *