Um dos eventos mais esperados do ano, a CasaCor Rio 2019 traz as principais tendências de decoração e, mais importante, celebra o jeito carioca de morar. Desde a sua estreia, em 1991, mais de 900 mil visitantes tiveram a chance de se encantar com os mais de 1.137 ambientes decorados por mais de 600 arquitetos, designer de interiores, decoradores e paisagistas.
Não são apenas os números que impressionam. Todos os anos, a CasaCor Rio transforma a cidade maravilhosa no epicentro da arquitetura e design. Este é o local que profissionais, empresas e as marcas mais cobiçadas do mercado se reúnem para apresentar o que há de mais novo no mercado de decoração, sempre adequado ao estilo da casa carioca.
Se você não teve a oportunidade de visitar os 45 espaços da CasaCor Rio 2019, não se preocupe. A Tanto esteve presente como fornecedora de inúmeros ambientes e, claro, como visitante para descobrir as principais tendências de decoração para 2020. Então, prepare-se para descobrir o que vai agitar o mundo do design, arquitetura e decoração de interiores.
As principais tendências da Casa Cor 2019
A edição de 2019 foi muito especial. De volta ao centro do Rio, a CasaCor 2019, foi realizada no Edifício Touring, localizado entre o Museu de Arte do Rio e o Museu da Manhã. Construído na década de 1920, o edifício Art Déco foi projetado pelo arquiteto francês Joseph Gire, que tem em seu portfólio o Copacabana Palace, o Palácio Laranjeiras e o edifício A noite, que durante décadas foi o maior arranha-céu da América Latina.
Com o tema Planeta Casa, a CasaCor 2019 teve a natureza, novamente, como centro das atenções. O verde esteve presente em todos os ambientes, nas suas mais diferentes formas, mas há muito para ser descoberto. Então, vamos as tendências!
1. Texturas naturais
Com o tema Planeta Casa e um convite para pensar no lar como um microcosmo, não é difícil de imaginar a forte presença de elementos com texturas naturais. Nos pisos e paredes, revestimentos, mobiliários e elementos decorativos trazem a natureza para dentro de casa.
Madeira, pedra, cerâmica e outros elementos surgem tanto como matéria-prima como também na reprodução de materiais tecnológicos, criando um verdadeiro enigma para os olhos.
As texturas naturais trazem a decoração de interiores elementos sensoriais. Além de explorar sentidos diferentes, são elas que trazem a natureza para dentro de casa, criando uma atmosfera de tranquilidade nos ambientes.
2. Sustentabilidade
É impossível falar em Planeta Casa sem trazer o tópico sustentabilidade à tona. A CasaCor Rio 2019 teve diversos ambientes onde o uso de materiais sintéticos, reciclados, elementos artesanais e soluções tecnológicas predominaram. Mas, não se engane em pensar que o resultado foi uma imagem futurista, muito pelo contrário, o orgânico tomou conta.
A natureza reinou. As texturas (como falamos anteriormente), os elementos decorativos e os acabamentos estavam totalmente voltados para uma casa conectada com o planeta, seja nos ambientes internos ou externos.
3. Casa Tropical
Falar em casa carioca e não explorar toda a flora e fauna tropical seria um desperdício de materiais, texturas, cores e elementos decorativos. Principalmente quando o tema da CasaCor era voltado para criar uma casa casa pensada em trazer a natureza ao centro das atenções.
Tecidos estampados, pinturas e plantas por todo lado. A tropicalidade está em alta e traz mais leveza para qualquer espaço da casa. Além das cores que exaltam uma alegria única!
As folhagens tropicais podem surgir de formas que vão além do lugar comum. O destaque esteve na forma como arquitetos, designers de interiores e decoradores, trabalharam e recriaram a temática nesta edição da CasaCor 2019.
4. Minimalismo
A temática minimalista pode até soar como “mais do mesmo” ou um clichê da arquitetura. No entanto, nesta edição da mostra, o minimalismo é explorado de uma forma completamente diferente. Alinhado a ideia de um consumo mais consciente, de valorizar a produção artesanal e a reutilização, o minimalismo ressurge em novas formas.
O estilo escandinavo se enquadra neste novo minimalismo. Tons neutros e cores que aludem aos elementos da natureza compõem ambientes onde a tranquilidade reina. Nos detalhes, objetos decorativos de design arrojado, porém em materiais simples tais como a madeira, a cerâmica e o ferro.
5. Madeira soberana
Falamos das texturas naturais, da estética tropical e da valorização de materiais que priorizam a sustentabilidade. No entanto, não poderíamos fechar a lista de tendências da CasaCor 2019 sem a madeira.
Presente em muitos dos 45 espaços, a madeira surge nas suas mais diferentes formas. Apesar do efeito trompe l’oeil, em muitos dos espaços a madeira é apenas a escolha estética e não do material. Revestimentos que imitam madeira aparecem como uma solução que aproveita de todos os efeitos estéticos, sem causar danos ao meio ambiente.
Seja nos ambientes internos ou externos, nos espaços residenciais ou comerciais, a madeira foi soberana na edição de 2019 da CasaCor.
Mais do que apresentar tendências dos produtos, a essa edição pautou as novas formas de viver na Cidade Maravilhosa.
Quer saber mais sobre os produtos da Tanto utilizados na CasaCor Rio 2019? Entre em contato conosco pelo whatsapp: Barra, Leblon e Bonsucesso.