Bancada de porcelanato: elegância milimétrica

Personalização é uma palavra que tem transformado a realização dos projetos de arquitetura e design de interiores. A evolução dos revestimentos, tanto na qualidade do material quanto nas possibilidades estéticas, tem permitido aos profissionais proporem trabalhos incríveis com revestimentos inovadores para os seus clientes.

Fonte: Tanto

E um dos elementos que tem despertado a atenção é a bancada de porcelanato. Com uma grande variedade de acabamentos, texturas, estilos e cores, a bancada de porcelanato pode ser criada à medida, sendo integrado de maneira harmônica com o ambiente onde será utilizada como, por exemplo, cozinha, banheiro ou lavabo.

Apesar de já serem uma grande tendência do mercado de decoração, ainda existem muitas dúvidas em relação ao processo de produção, utilização e até mesmo a durabilidade da peça. Para resolver todas estas questões, preparamos este conteúdo especial. Então, acompanhe até o final e entender porque vale a pena investir em uma bancada de porcelanato.

Elegância para o seu projeto

Seja para a decoração de cozinha, banheiro ou mesmo lavabo, a bancada de porcelanato é uma escolha elegante para qualquer projeto de design de interiores. 

Atualmente, há inúmeras possibilidades quando o assunto é o uso do porcelanato. O material pode ser encontrado nos mais diferentes acabamentos. Da madeira ao concreto, do mármore ao cimento queimado, é possível brincar com as texturas que mais se adequem à personalidade e estilo do projeto. 

Fonte: Casa Vogue

A verdade é que os revestimentos que imitam materiais naturais. Isso porque conseguem criar a atmosfera que a madeira, por exemplo, criaria, porém oferecem maior durabilidade, resistência e facilidade na manutenção. A proposta funciona perfeitamente para a bancada de porcelanato, unindo design e funcionalidade num só produto.

Tudo o que você precisa saber sobre a bancada de porcelanato

Ao incorporar uma bancada de porcelanato, é provável que surjam algumas dúvidas por parte do cliente. Afinal, ainda existem alguns mitos sobre a escolha do material. Portanto, resolvemos desmistificar o assunto e resolver estas questões de uma vez por todas. 

Resistência

Um erro bastante comum é o de achar que a bancada de porcelanato trinca com facilidade. O principal fator que levanta esta dúvida é a espessura do porcelanato. No entanto, o segredo está na instalação, que deve ser feita com fixação reforçada nas bordas, sem grandes vãos livres.

Para garantir uma instalação impecável, é fundamental contar com o suporte de empresas experientes neste processo. Você pode contar com a Tanto Revestimentos se estiver pensando em incluir uma bancada de porcelanato no seu projeto.

A qualidade do material também é outro fator relevante no quesito resistência. Portanto, é fundamental buscar fornecedores reconhecidos pelo mercado, garantindo assim o melhor resultado para o cliente.

Manchas

Outra grande preocupação são as manchas. Quando falamos da bancada de cozinha em porcelanato, é natural que muitos tenham receio em relação à manutenção do material como quando foi instalado.

Comparado ao mármore e granito, pedras comumente para bancada de cozinha ou banheiro, os modelos em porcelanato são impermeáveis. Isso significa um risco muito reduzido de manchas ou qualquer outro tipo de danos na peça.

Versatilidade

Ao planejar a decoração de cozinha ou decoração de banheiro, é fundamental pensar na escolha da bancada. O modelo em porcelanato pode confeccionado com os mais diferentes acabamentos, se adequando aos mais diferentes estilos de projetos. 

Como é o processo de confecção da bancada de porcelanato

O processo de confecção e instalação da bancada de porcelanato exige técnica. O acabamento da peça deve ser feito através de uma técnica chamada meia esquadria ou corte 45 graus, portanto, é preciso experiências. Por isso, se engana quem pensa que a bancada de porcelanato pode ser instalada pelos mesmo profissionais que estão colocando o piso.

É preciso contar com profissionais especializados em bancadas de porcelanato. O ideal é buscar ajuda da empresa que vende o material, pois contam com este serviço in-house. Afinal, como já dissemos, é importante ter em mente que o processo de instalação exige experiência e conhecimento técnico. 

A bancada de porcelanato é feita com o uso de grapas e mãos-francesas que são chumbadas à parede. O porcelanato é então apoiado à estas peças e conta com reforço para aumentar a espessura. 

A escolha da cuba também é um fator importante. As bancadas de porcelanato podem ter a cuba esculpida ou utilizar opções externas. A decisão deve se adequar a decoração do ambiente e, claro, pensar na funcionalidade da mesma.

Apostando nesta ideia

Gostou da proposta de utilizar uma bancada de porcelanato no projeto? Então, é hora de começar a buscar as opções que se adequam a proposta que vai apresentar para o seu cliente.

Quando o assunto é a bancada de banheiro em porcelanato, a verdade é que não há grandes restrições. Isso porque o ambiente é usado de maneira moderada e a água, principal elemento de contato neste espaço, não implica em nenhum dano para os porcelanatos.

Para quem se preocupa com a escolha do tipo de porcelanato para a cozinha, a nossa sugestão é optar pelos porcelanatos técnicos. Este material tem um processo de fabricação específico, submetido à altas temperaturas, o que o torna mais compacto, menos poroso, criando um índice de absorção de líquidos quase zero. Ou seja, não há qualquer tipo de preocupação com manchas ou qualquer outro dano nas peças.

Fonte: Cerâmica Portinari

Apesar da recomendação, destacamos novamente o fato de que o porcelanato é um material de grande resistência para bancadas de cozinhas e banheiro. Como dito anteriormente, oferecem maior resistência do que materiais tradicionais como granito e mármore. Portanto, não se preocupe. Converse com o seu fornecedor para descobrir mais opções para a bancada de porcelanato.

Fonte: Cerâmica Portinari

Tem interesse em fazer uma bancada de porcelanato? Entre em contato com a Tanto. E não perca os conteúdos do nosso blog, acompanhe todas as novidades pelo nosso Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *