Qual é o revestimento ideal para a área externa?

área externa é um dos espaços mais queridos da casa para reunir a família para o almoço de domingo, receber os amigos ou simplesmente relaxar e aproveitar a tranquilidade desse ambiente. Há inúmeras razões para pensar na decoração da área externa com todo o cuidado e atenção, para que seja aproveitada ao máximo. No entanto, essa é uma área da casa que muitas vezes acaba ficando um pouco de lado, ou se deixa “um pouco para mais tarde”. 

Fonte: Castelatto

Por ser um espaço totalmente dedicado ao lazer, é fundamental pensar em todos os detalhes que devem compor o projeto para que atenda a essa função por completo. Escolher o revestimento para a área externa é um dos maiores desafios para quem pensa em construir ou reformar. Sem dúvida, é preciso levar alguns aspectos em consideração antes de decidir qual material usar, o que acaba gerando algumas dúvidas. Mas, apesar de ter as suas exigências, podemos garantir que essa tarefa não é tão complexa assim.

Neste post damos algumas dicas que fazem toda a diferença para escolher o revestimento ideal para a área externa.

Definindo o objetivo do espaço

Antes de começar o projeto de decoração de área externa, é preciso definir qual será a função principal do espaço. Ou seja, como a área externa será usada pelos moradores da casa. Será um espaço para reunir a família e os amigos? Será um ambiente para descanso e relaxamento? Ou será uma área para prática de esportes, por exemplo? 

Encontrar a resposta para as perguntas acima vai ajudar na escolha dos revestimentos, móveis, cores e toda a decoração da área externa com mais facilidade. Portanto, vale a pena fazer este exercício para qualquer que seja o ambiente da casa.

Durabilidade e segurança

Após definir o objetivo da área externa, o próximo passo é encontrar os materiais com características que vão além da estética. Traduzindo: qualquer que seja o item escolhido para a área externa, é preciso levar em conta a durabilidade e segurança do material.

Piso antiderrapante e que não retém calor, ou elementos que não tenham suas características prejudicadas por fatores externos, como chuva, calor e outras intempéries climáticas são apenas alguns exemplos das alternativas mais apropriadas quando o assunto é a decoração da área externa. Além disso, o revestimento de fácil manutenção é sempre uma característica importante na hora da escolha, já que um dos principais objetivos da área externa é promover momentos de lazer, relaxamento e descontração.

Fonte: Castelatto

Tipos de revestimentos para a área externa

Madeira ou pedra? Essas são apenas algumas das opções de escolha de revestimentos para a área externa da casa. Conheça algumas das possibilidades e como usá-las no seu projeto. 

Fonte: Castelatto

Decks de madeira

Para quem tem a área externa com piscina, por exemplo, o piso de madeira bruta é uma ótima escolha. Há vários pontos que fazem desse revestimento um excelente material. Não é à toa que o deck de madeira se tornou um verdadeiro clássico para as áreas molhadas

O piso de madeira oferece segurança, durabilidade e funciona perfeitamente tanto para ambientes modernos quanto para espaços mais rústicos.

Além disso, as características naturais desse material fazem com que o piso de madeira seja naturalmente antiderrapante e esse atributo alia-se à resistência e praticidade na manutenção. 

Se a área externa for projetada para a circulação de pessoas descalças, é fundamental que o piso tenha tecnologia para não promover ilhas de calor. Portanto, optar pelos pisos que não retêm calor faz da área externa um ambiente extremamente agradável, até mesmo nos dias mais quentes de verão. 

Fonte: Castelatto

Revestimentos cimentícios

Alta durabilidade, resistentes às mais diferentes situações climáticas, antitérmicos, antiderrapantes e de fácil manutenção, os pisos cimentícios reúnem todas as propriedades que a área externa exige. 

Fonte: Tanto

Engana-se quem pensa que os pisos cimentícios não contam com uma grande variedade no quesito estético. Atualmente, o mercado oferece uma infinidade de tonalidades, texturas e acabamentos que podem ser incorporados na decoração de áreas externas dos mais diferentes estilos, tanto no piso quanto na parede. 

Elementos vazados

Outra escolha interessante para os espaços externos da casa são os elementos vazados como os cobogós, por exemplo, assim como os painéis vazados. Além de serem peças extremamente decorativas que deixam o espaço arejado, também garantem maior aproveitamento da luz natural.

Fonte: Pinterest @Habitíssimo

Cobogós e elementos vazados podem ser encontrados em diferentes materiais. Cimentícios ou cerâmica? Para responder a essa pergunta, é importante levar em conta o estilo do projeto e o local onde será utilizado. Antes de escolher o modelo ideal, vale a pena entender mais sobre esse material e as diferentes maneiras de aplicação nos projetos.

Outra forma interessante de criar a integração entre a área externa e interna é apostar no uso de painéis de colunas. Com elementos vazados, as colunas trazem um novo ritmo para o espaço, garantindo elegância e harmonia, além de permitirem a entrada de luz natural no interior do imóvel.

Fonte: Tanto

Planejar a decoração da área externa da casa é, sem dúvida, algo bastante divertido. Afinal, o espaço é totalmente dedicado aos momentos mais descontraídos dos moradores, em especial nos fins de semana.

Com este post, temos certeza de que ficou muito mais fácil encontrar o revestimento ideal para a área externa, certo? Se quer mais dicas sobre arquitetura e design de interiores, acesse o blog da Tanto e inspire-se com os nossos artigos exclusivos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *