Azulejo de metrô: formatos, cores e marcas. Como combinar e onde usar?

Inspirado na arquitetura dos metrôs de Londres e Nova York, a decoração de banheiros e cozinhas se inspira cada vez mais nos estilos urbano e industrial com  o Subway Tiles, ou azulejo de metrô. Apesar desses cômodos serem os mais comuns nesse tipo de revestimento, é possível expandi-lo para outros espaços da casa, mas sempre com muito cuidado na hora de combinar os elementos. Para essa decoração, o mais indicado é harmonizar o ambiente com madeira, louças e metais clássicos. Por permitir combinações que vão do rústico ao moderno, o Subway Tiles conquistou aqueles que adoram inovar.

O revestimento que parece ter saído de um filme de época pode ser um sonho real, basta saber fazer as escolhas certas na hora de decorar.

Quando se trata do Subway Tiles, a combinação dos azulejos brancos com o metal clássico atribui ao espaço um perfil industrial. No exemplo ilustrado acima, o banheiro com tubulação amostra reforça ainda mais essa ideia. Uma boa opção de como criar um retro “cool”.  

Cores

Apesar da cor branca ser a mais utilizada, inúmeras opções de cores podem ser encontradas, permitindo as mais variadas combinações na hora de decorar.

Na cozinha do @casal.10, a cor que foge do tradicional não foi um empecilho na hora de harmonizar com a decoração clássica. O tom de cinza neutraliza o ambiente enquanto o cobre apresenta um toque de requinte. Ótima combinação e valorização de utensílios pequenos que em outra situação passariam despercebidos.

Nesse modelo de coloração temos um ótimo exemplo de como os azulejos de metrô também podem ser usados para transformar o cômodo em um ambiente contemporâneo. O vermelho da parede com o preto dos móveis são uma boa sugestão de contraste. Porém, é preciso ter cuidado! Ambientes revestidos por cores muito fortes podem se tornar cansativos. A cozinha da imagem foi projetada pelo Ricardo Lopez Arquitetura e na parede foi utilizado o Metrô Red da Eliane Revestimentos.

Metrô Plum – Eliane

Cozinha revestida com Metrô Plum. A cor traz sobriedade e elegância para o cômodo. Na hora de decorar, todos os componentes presentes no ambiente merecem atenção. Combinar utensílios e revestimento ajuda  a realçar a atmosfera criada para o espaço. A cozinha foi projetada pelo Ricardo Lopez. O Metrô Plum faz parte da linha Metrô da Eliane Revestimentos. A Decortiles também possui cor parecida, na sua linha Beatles você pode encontrá-la pelo modelo BEATLES FIGO BR.

Azulejos de cor escura são uma ótima combinação para a decoração de banheiros. Quando aplicados em uma parte específica do espaço, quebram a simplicidade entediante do ambiente todo branco. Essa também é uma excelente maneira de atribuir elegância ao cômodo. O banheiro apresentado na imagem foi desenvolvido pela Consuelo Jorge Arquitetura. Reforçando a ideia de banheiros e revestimentos escuros, as tonalidades em verde e azul também podem gerar um ótimo resultado.

A intensidade da cor vai depender da sua preferência, mas o box do banheiro, por exemplo, é um bom lugar para abusar de cores escuras. Para quem se interessa nesse estilo, a Cerâmica Antigua oferece uma boa opção: o modelo MTB-104A da linha Metrô Bisotado.

Foto: Cerâmica Portinari

Mesclar mais de uma cor no revestimento pode ser a solução para quem quer se aventurar na decoração. Na imagem acima, o branco e o vermelho são responsáveis por dar ao ambiente um ar descolado. Cores claras contrastadas com mais escuras podem ser uma alternativa para quem quer ousar sem errar. Na mesma foto podemos perceber como a harmonização dos outros elementos ajudam a criar a atmosfera do cômodo. Nesse caso, a madeira contraposta ao vermelho dos azulejos criam um aspecto aconchegante para o local. Os azulejos de metrô usados neste exemplo fazem parte do catálogo Bella Vita da Cerâmica Portinari.

Aplicações

Versáteis, os azulejos de metrô não seguem uma regra exata. Sua aplicação pode ser feita no seu formato horizontal tradicional, vertical e em outras disposições. Geralmente, quando não aplicados na sua forma clássica, são utilizados para atribuir a sensação de movimento e modernidade.   

Nesse exemplo, o revestimento foge completamente do habitual e faz referência ao estilo Dama. A sala foi projetada pelos arquitetos Wilker Medeiros e Alex Claver e o ambiente foi exposto no Casa Cor Brasília no ano de 2016. Os azulejos são da linha Metrô da Eliane Revestimentos.

Em um mesmo ambiente é possível combinar o usual com o arrojado. No banheiro ilustrado, o revestimento é clássico, porém o que muda é sua disposição. Fugindo dos azulejos de metrôs costumeiros, a aplicação vertical quebra o perfil retrô e ressalta ao revestimento uma sensação de movimento diferente da obtida na aplicação horizontal.  

Foto: Cerâmica Portinari

Os azulejos dispostos na diagonal, além de proporcionarem grande sensação de movimento, são responsáveis por dar uma identidade única ao cômodo. No caso da imagem acima, os azulejos coloridos só reforçam essa ideia. Por mais que suas cores não sejam das mais chamativas, a maneira em que foram aplicadas consegue trazer atitude para a parede. Os azulejos de metrô utilizados nesse exemplo fazem parte da linha My Bricks da Cerâmica Portinari. A My Bricks é facilmente indicada para quem busca juntar o Subway Tiles e o estilo rústico.

Detalhes fazem a diferença

Outro detalhe simples mas que merece atenção é a escolha do rejunte, nesse tipo de revestimento ele pode fazer toda a diferença. A escolha entre um rejunte branco ou cinza, por exemplo, pode atribuir diferentes sensações.  

O banheiro apresentado é um outro exemplo de como mesclar o clássico com o moderno. A banheira e seu acabamento em madeira são responsáveis por formar um ambiente contemporâneo. Já o tradicional Subway Tiles acrescenta um ar retrô e harmoniza o cômodo. O seu rejunte em cinza destaca as linhas do cômodo e aumenta a familiaridade com os azulejos dos metrôs de Londres e New York.

Já esse modelo de banheiro reforça a harmonização que recomendamos durante todo o post: madeira e alguns detalhes em metais. Nesse exemplo, os azulejos  apresentam um papel diferente do banheiro acima. O rejunte em branco é responsável por criar várias sensações, a iluminação é ressaltada, assim como o espaço do ambiente. Sem as linhas em destaque, anula-se a sensação de profundidade.

Por fim

Para quem está disposto à mudanças, o Subway Tiles pode ser o revestimento ideal. Permitindo inúmeras possibilidades de decoração, o que importa é saber combinar. Branco ou colorido, horizontal ou vertical e independente do rejunte, os azulejos de metrô pedem ousadia. Como dito anteriormente, para esse modelo de revestimento não existe uma regra exata, o importante é deixar a criatividade fluir e agir com cautela na hora de harmonizar os elementos. Com ele o ambiente nunca perde a graça e quando feito com sabedoria pode transformar um cômodo em atração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *