8 tipos de porcelanatos 3D para criar texturas incríveis.

O mundo dos porcelanatos não cansa de nos surpreender com formas, cores e modelos cada vez mais exuberantes e ousados. Uma tendência que vem se consolidando fortemente é o uso dos porcelanatos 3D.

Os porcelanatos 3D são aqueles que proporcionam uma textura com uma noção de profundidade proeminente, criando, juntamente com um efeito mosaico, verdadeiras obras de arte na sua parede e em todo o seu estilo de design de interiores.

Neste artigo, trazemos 8 produtos selecionados pela Lu Pêrisse, nossa consultora da Tanto Leblon, que acompanha o mundo dos porcelanatos diariamente e está por dentro de todas as tendências e inovações do mercado.

Tudo pronto para essa viagem artística rumo às sensações que os porcelanatos 3D propiciam? Então vamos começar!

1 – Porcelanatos 3D Segmentos

coleção Segmentos da Castelatto traz linhas fortes e figuras geométricas aliadas à profundidade que somente os porcelanatos 3D conseguem transmitir, criando um efeito mosaico e trazendo referências bizantinas e clássicas com seus traços arrojados.

Os porcelanatos 3D Segmentos se beneficia maravilhosamente bem com esquemas de iluminação por conta das suas formas simétricas retas e curvas, provocando efeitos inesperados e diferentes em cada configuração dos fachos de luz.

Esses porcelanatos 3D podem ser adquiridos em quatro modelos, Alfa, Beta, Delta e Gama, e admitem a instalação em um esquema sortido na parede ou como uma unidade sólida do mesmo padrão de formas.

2 – Sensorial Curva

As Cerâmicas Portinari também apostam alto nos revestimentos 3D, e o Sensorial Curva, parte da sua coleção de texturas elevadas, vem elevando-se a posições de destaque dentro do mundo do design de interiores e das tendências para o próximo ano.

Seu efeito nos remete à areia das praias de um domingo ensolarado, calmo, ao mesmo tempo em que evoca todo o espírito poético do mar e do movimento das ondas.

O esquema de cores Matte traz ainda maior tranquilidade e movimento sutil, sem agressividade nas cores que se encaixam com qualquer elemento, mostrando que a coleção Sensorial de porcelanatos 3D se preocupa exatamente com o que seu nome implica: as sensações.

3 – Sensorial Forma

Mais um revestimento 3D da coleção Sensorial, que apresenta vários modelos e tendências, o Sensorial Forma possui um design mais arrojado e sólido do que o Curva, trazendo pequenos blocos arredondados na sua composição.

Os blocos formam pequenos platôs na superfície desse revestimento 3D, protuberâncias pequenas que transmitem solidez ao mesmo tempo que exalam suavidade.

Destaque na Expo Revestir 2017, os porcelanatos 3D Sensorial Forma seguem na dianteira das tendências para o próximo ano.

4 – Coleção Connect

Portinari traz outra coleção belíssima para o universo das tendências de porcelanatos 3D para 2018: a premiada Connect.

Seguindo em um caminho similar à coleção Segmentos, a Portinari apresenta maior variação de cores e texturas diferentes que se conectam, apresentando um elemento de interatividade na criação do estilo perfeito para a sua personalidade.

O efeito mosaico é evidente, mas com um grande diferencial: o número de combinações diferentes é enorme, o que propicia uma grande liberdade na decoração e a possibilidade de ajustar seu revestimento 3D aos seus próprios valores estéticos.

5 – Concept Stone

A Ceramiche Gardenia Orchidea traz com a sua coleção Concept Stone o melhor que os porcelanatos 3D podem oferecer na construção de um ambiente que exala o luxo da naturalidade atingida pela textura – e as cores – da pedra.

Nessa coleção, o revestimento 3D procura atingir o limiar entre o natural e a criação humana, trazendo a robustez das pedras para o seu lar com grande sofisticação e modernidade.

Uma das grandes tendências que vem ganhando força nos ultimos anos é o resgate do naturalismo em contraste com a modernidade, algo que a coleção Concept Stone, com todos os seus tons e texturas, consegue apresentar com grande maestria.

6 – Pixel

Um pixel é a unidade mínima de informação contida em imagens digitais, sendo um bloco único que em conjunto com outros pixels forma um conjunto que entendemos como uma foto, um vídeo ou até mesmo uma página em branco. É daí que vem a inspiração para essa coleção da Solarium.

Formada por diferentes blocos individuais, cada um com suas particularidades, esses porcelanatos 3D procuram atingir a composição de imagem através da união, e causam um efeito de cadência perfeito para ornar as suas paredes.

7 – Giardino

Como vimos com a coleção Concept Stone, o naturalismo está em alta nas tendências para o próximo ano. Mas é possível buscar outro material que não seja a pedra? A Portinari apresenta o Giardino para mostrar que sim, é possível, buscando referências em um material inusitado para porcelanatos 3D: A madeira.

Buscando na madeira sua maior inspiração, é possível construir verdadeiros murais, que combinados com móveis e revestimentos desse material criam ambientes aconchegantes e com um leve toque de rusticidade.

8 – Mar

Com um nome desses, é fácil entender o que a Decortiles procura referenciar com suas curvas suaves e o seu tom que lembra a espuma marítima, não é?


Os porcelanatos 3D Mar procuram a suavidade das ondas como o Curva da Portinari, buscando nesse elemento natural seu maior trunfo: a tranquilidade e a leveza do oceano.

Com uma paleta de cores que vai desde o céu ensolarado brilhando na espuma do mar até o crepúsculo do fim da tarde, a referência é perfeita, e aliada com a iluminação correta promete trazer para o seu lar o leve gosto da maresia.

Gostou das recomendações que a consultora especializada montou? Nós adoramos. Venha conhecer o nosso blog para mais recomendações como essas, garantimos que a inspiração para a sua próxima mudança de ares está lá, esperando por você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *