Cor. Esse é um assunto que já começou no final do ano passado com o anúncio da Pantone para a cor do ano de 2019. O Living Coral ainda ocupa muito espaço, mas o mercado se renova o tempo todo e a verdade é que a tendência de cores é uma das que rege a tendência de decoração de interiores. Afinal, ela tem o poder de mudar muito um ambiente e isso faz com que sempre tenha uma novidade por aí, seja em revestimentos, móveis ou qualquer outro objeto decorativo.
E é claro que não seria diferente na Semana de Design de Milão deste ano. As cores por lá também dominaram o espaço e muito do que foi visto durante a feira vai ser tendência por um bom tempo. A design week italiana é uma das principais feiras de design e decoração do mundo e dita regras.
Mas se você foi até lá ou leu alguns artigos por aí deve ter ficado com um pouco de dúvida em relação ao tema “cor”. O que aconteceu com as cores? A tendência de cores é trazer mais vida ou ser mais sóbrio? Qual caminho vamos seguir? Muitas informações relacionadas ao tema foram trabalhadas neste ano e nós vimos muitas novidades! Por isso decidimos trazer, para você, um pouco do que realmente vai ser tendência de decoração quando o assunto é cor. Confira!
A decoração é viva!
A instalação Home Sweet Home, da marca Missoni, que convidou a designer Alessandra Roveda para revestir interiores de uma instalação, e trouxe como foco principal o uso de diversas cores (muitas mesmo!) na decoração.
Os ambientes foram todos revestidos de tricô colorido, que trazem estampas da marca, e criaram um universo lúdico para o décor. Apesar de ser uma obra mais artística, com conceitos que evocam memórias nostálgicas, podemos fazer uma conexão com as grandes tendências de cores para este ano.
Mas não foram apenas as instalações artísticas e conceituais que nos levaram a acreditar que uma paleta de cores vibrante tomaria conta das tendências de decoração de 2019. Diversas outras instalações trouxeram tons fortes para o décor.
Como você pode ver no ambiente abaixo, chão e parede trazem cores fortes para o ambiente. Além disso, podemos ver misturas de cores bem inusitadas, como o laranja e o azul.
E também não foram apenas os revestimentos, tintas para parede e papéis de parede que abusaram das cores, os móveis também entraram na onda. Os Irmãos Campana trouxeram um amarelo gritante para a poltrona Bulbo, idealizada para a marca Louis Vuitton.
Azul e vermelho, roxo e lilás, verde e amarelo, rosa e amarelo. As combinações foram as mais diversas possíveis, vieram para trazer vida para os ambientes e são bem diferentes dos tons terrosos que dominaram o último ano.
A marca Vitra também trouxe diversas cores para a criação de um ambiente único, moderno e divertido.
Mas então quer dizer que as cores vivas serão tendência para 2019? Também! Porém, elas não são as únicas.
A decoração também é sóbria!
Durante a Semana de Design de Milão nós também acompanhamos instalações que trouxeram móveis e revestimentos com uma estética um pouco mais sóbria quando o assunto é cor, mesmo que elas não fiquem de escanteio.
Os tons terrosos ainda aparecem, mas junto com algumas outras cores em tom pastel que trazem uma estética vintage modernizada para a decoração.
Os ambientes trouxeram tons bem neutros e sóbrios de diversas cores, principalmente o azul com o cinza.
Milão 2019 para as cores: então qual foi a real tendência?
Apesar de termos analisado essa dualidade em relação às cores, o que não podemos deixar de lado é a grande presença delas em todos os estilos de decoração, inclusive no minimalismo. Móveis, revestimentos, objetos decorativos, instalações artísticas. Tudo trouxe cor.
Portanto, não é uma questão de escolher entre as duas tendências, ou optar pela mais forte. O ponto das cores em Milão 2019 foi a inclusão da cor, do tom pastel ao mais vibrante.
Gostou da nossa análise sobre a tendência de cor de Milão 2019? Então acompanhe o nosso Instagram e não perca nenhuma novidade do mercado de decoração de interiores.
A sua pegada de decoração é outra? Confira um conteúdo exclusivo sobre a utilização do preto na decoração de interiores.