Brasilidades: Revestimentos que são a cara do Brasil

Existem diversas formas de trazer a essência brasileira para a decoração de interiores. Uma das maneiras de investir nesse toque de brasil para os projetos é apostando em revestimentos que trazem um pouco da nossa cultura, fauna e flora ou outros elementos que fazem parte do imaginário brasileiro.

Nós já trouxemos aqui no blog um pouco da história dos nossos revestimento e como toda essa construção nos levou até o que enxergamos hoje no design nacional de revestimentos.

Entenda mais sobre a história da essência brasileira na arquitetura e design de revestimentos do Brasil aqui! >

Nesse contexto, nós podemos enxergar uma grande exaltação de azulejos decorados, seja com elementos geométricos ou com a inserção de pinturas conceituais da natureza.

Mas você deve estar perguntando, quais são as marcas que trazem essa essência brasileira para a decoração, através dos revestimentos, e quais são os produtos disponíveis no mercado?

Para facilitar a sua procura, resolvemos separar uma lista com alguns produtos incríveis de grandes marcas do setor! 

Confira abaixo os revestimentos disponíveis no mercado que exaltam o Brasil de alguma forma e permitem trazer toda a personalidade e o estilo que o nosso país possui. 

Mil e uma maneiras de representar a nossa essência

Antes de conferirmos a lista de produtos, vamos entender mais a fundo como é possível representar o país e trazer um pouco das nossas características na decoração?

Engana-se quem acredita que para isso ser possível, devemos utilizar o verde e amarelo nos projetos decorativos.

O papo vai muito além disso!

Existem inúmeras formas de trazer os encantos do nosso país na decoração, utilizando revestimentos. Algumas delas são:

  • Apostar em referências históricas, como os azulejos geométricos;
  • Trazer referências populares históricas, que se modernizaram e se tornaram símbolo de elegância e sofisticação, como o granilite;
  • Elaborar projetos que tragam a nossa flora para a decoração, já que existem revestimentos com pinturas incríveis de plantas;
  • Trazer referências sutis para o projeto, como a inserção de revestimentos que imitam madeiras brasileiras;
  • Optar por revestimentos que imitam outros materiais naturais que sejam nativos do Brasil, como pedras.
  • Apostar em cores que transmitem a alegria e a animação do nosso país;

O Brasil possui diversas características deslumbrantes e que podem fazer parte da decoração, transmitindo a sua essência de forma elegante, sofisticada e que converse com a personalidade de cada projeto.

O segredo é harmonizar os ambientes com elementos que nos remetem à nossa realidade!

Prepare-se para conferir algumas opções que vão transformar os seus projetos em verdadeiras obras contemporâneas e que exaltam o nosso país de diferentes formas. Confira:

1. Cerâmica Portinari – Folhas ao vento

As tendências de decoração com plantas dominaram o mercado nos últimos tempos. Isso aconteceu pois hoje há uma maior necessidade de contato com os elementos da natureza. Mas é possível ir além da forma clássica de manter o contato com a natureza nos ambientes internos dos projetos de decoração…

Fonte: Cerâmica Portinari – Revestimento Folhas ao Vento – Cor Decor NO

A Cerâmica Portinari traz, com foco nessa inserção da natureza de uma forma conceitual nos projetos de decoração, a Coleção Folhas ao Vento, com revestimentos únicos que apresentam desenhos de folhas de maneira bastante sutil.

Em várias cores, a coleção transmite a paz das folhas ao vento, como o próprio nome nos informa.

O revestimento foi desenvolvido por Juliana Medeiros e, de acordo com o catálogo da marca, nos apresenta “a leveza do movimento das folhas ao vento, que despertam sensações. Juliana sentiu esse silêncio musical que inspira, preenche e dá energia para a vida.”.

Fonte: Cerâmica Portinari – Revestimento Folhas ao Vento – Cor Decor GN

Incrível, não é?

2. Adamá – Samba

A Adamá é uma marca essencialmente brasileira. Com revestimentos que são a cara da nossa cultura e coleções maravilhosas, a marca representa o que há de melhor no design nacional de revestimentos.

E claro, quer melhor forma do que representar a nossa cultura do que com a música? 

Na coleção Samba, a marca traz toda a leveza desse estilo musical que é a cara do Brasil.

Fonte: Adamá – Revestimento Samba

No ladrilho, de acordo com o catálogo da marca, “as formas do design fluem, guiando o olhar, nunca parando em um centro visual e assim parecem dançando”.

O design do revestimento apresenta uma espécie de arabesco afro-brasileiro, que possui uma essência tribal altamente contemporâneo

Fonte: Adamá – Revestimento Samba

3. Eliane Revestimentos – Palladio

Quem não lembra do clássico granilite da casa das vovós do Brasil? 

Na década de 40, o granilite ocupou o cenário dos revestimentos ao redor do país. Mas hoje, ele é um clássico contemporâneo e uma das maiores tendências em revestimentos do mundo!

E claro que ele chegou aos porcelanatos!

A Eliane Revestimentos traz uma releitura incrível desse clássico da decoração, com o mesmo granulado clássico que compõe o material original.

Fonte: Eliane Revestimentos – Revestimento Palladio Branco

A estética continua a mesma, o clássico é reinventado a partir da praticidade e da nobreza do porcelanato. Mais fácil de cuidar e com uma elegância única!

Fonte: Eliane Revestimentos – Revestimento Palladio Cinza

4. Decortiles – Patch Pólen

Assim como a Coleção Folhas ao Vento da Cerâmica Portinari, a aposta da Decortiles com o Patch Pólen é trazer a inserção da natureza na decoração, principalmente da nossa fauna, através dos revestimentos.

Mas aqui temos uma estética diferente, que aposta na contemporaneidade dos traços de desenhos que se apresentam no revestimento.

Fonte: Decortiles – Revestimento Patch Pólen

Com detalhes incríveis, os desenhos nos remetem aos antigos livros de botânica e garantem uma decoração deslumbrante para qualquer ambiente!

Fonte: Decortiles – Revestimento Patch Pólen

Este revestimento está disponível na Loja Studio Decortiles Eliane! Clique aqui e conheça a Studio! >

5. Eliane Revestimentos – Pedra Bahia

Com inspiração nas pedras naturais do nosso país, a Eliane Revestimentos traz a coleção Pedra Bahia, com um revestimento que imita a textura das rochas naturais.

Fonte: Eliane Revestimentos – Revestimento Pedra Bahia – Gelo

Essa é uma das formas de brincar com a essência brasileira de forma bastante sutil, apostando em detalhes na hora de introduzir os revestimentos.

O diferencial dessa peça está na representação dos veios das rochas, o que deixa o revestimento muito próximo aos materiais naturais.

Opções não faltam!

Conseguiu visualizar que é possível apostar nessa tendência de trazer o Brasil para a decoração de uma forma elegante, sem exageros e que se adeque à personalidade de cada projeto?

O nosso país possui inúmeras referências maravilhosas que podem ser incluídas na decoração e que inspiram a produção de revestimentos ainda mais incríveis.

Se você tem interesse em algum revestimento desta publicação, entre em contato com uma de nossas lojas e saiba mais!

Leblon >

Barra >

Se você gostou do conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais e deixe o seu comentário! Siga também o nosso Instagram para ficar por dentro de todas as novidades do mercado de decoração de interiores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *