Sala e cozinha maiores: como aumentar a sensação de amplitude através da decoração?

Seria ótimo se todos os espaços para os projetos de decoração fossem grandes, não é mesmo? Afinal, quem não quer uma sala grande? Um banheiro que possa comportar uma banheira incrível ou uma cozinha com espaço o suficiente para reunir toda a família?

A questão é que muitas vezes isso não é possível. Pode ser que você se depare com um imóvel com espaços pequenos…

Mas isso não quer dizer que o arquiteto ou designer de interiores vá sofrer com isso, afinal, existem algumas técnicas que podem ser aplicadas para trazer a sensação de que os ambientes são maiores.

Basta saber a forma correta de trabalhar com a decoração desses ambientes, para trazer a sensação de amplitude para cada espaço.

Por isso, decidimos trazer algumas dicas que podem te ajudar em projetos onde os espaços são realmente limitados. Vamos lá?

Neste conteúdo você vai conferir:

  • Dicas para criar a sensação de amplitude na sala;
  • Dicas para criar a sensação de amplitude na cozinha;
  • Dicas gerais de decoração para “aumentar” os ambientes, que servem para qualquer espaço!

Nós já trouxemos um conteúdo específico sobre como criar essa sensação de amplitude também em banheiros, você pode acessar este conteúdo clicando aqui >

Vamos começar…

Sensação de amplitude na decoração da sala

A sala é um dos espaços mais utilizados em casa, não é? Receber amigos, relaxar, assistir a um filme. Este ambiente precisa de conforto!

Por isso é tão importante que a sensação de amplitude exista nesse ambiente. Ninguém merece se sentir em uma caixa de sapatos enquanto vê um filme ou relaxa com os amigos, não é?

Então confira X dicas para trazer essa sensação para este ambiente:

1. Cores claras

Deixar o ambiente mais claro, com paredes brancas por exemplo, pode ajudar a criar a sensação de que a sala é maior.

Deixar o teto, por exemplo, com uma cor mais clara, pode ajudar a criar a sensação de que o pé direito do ambiente é maior.

Mas, isso não quer dizer que você não possa inserir outras cores escuras no ambiente, o que dá uma deixa para a próxima dica…

2. Contrastes

Se você não abre mão de uma parede mais escura na sala, não tem problema nenhum! O contraste com o claro, quando feito da forma correta, também pode tornar o ambiente maior.

Aplicou uma cor mais escura em uma parede? Opte por deixar o teto em branco, para criar essa sensação de contraste e “aumentar” o ambiente.

3. Iluminação

Assim como as cores claras, uma boa iluminação pode ajudar a deixar o ambiente mais amplo. Além de que, uma sala arejada é muito mais confortável, não é? Deixe o sol entrar em aposte em janelas que realmente tragam luz para o espaço.

4. Use as paredes

Quanto menos objetos no chão, mais espaço você ganha!

Então abuse das paredes na decoração. Precisa de espaço de armazenamento? Prateleiras e armários podem ajudar a aumentar o pé direito da sala, além de desocupar o espaço do chão.

Gostou das dicas? Confira alguns exemplos para se inspirar!

Fonte: Finger Móveis Planejados
Fonte: Clube das tintas
Fonte: Casa Pensada

Claridade, contraste, iluminação e um bom uso das paredes! O que você achou?

Agora vamos entender como a cozinha pode ser maior…

Sensação de amplitude na decoração da cozinha

Cozinha pequena pode ser um problema, visto que é um espaço de trabalho. Portanto, é essencial saber como aproveitar esse espaço para que ele seja prático, além de gerar a sensação de amplitude.

Ao contrário das salas em que precisamos de mais conforto, na cozinha precisamos que tudo seja mais fácil. 

Vamos entender melhor o que você pode fazer?

1. Se possível, quebre as paredes

Essa é uma atitude bastante comum para arquitetos e decoradores. O conceito do espaço aberto entre cozinha e sala foi bastante difundido no mercado da decoração de interiores. A chamada cozinha americana se tornou uma tendência, mas, além de esteticamente proporcionar um espaço elegante e sofisticado, ela cria a sensação de amplitude!

Portanto, se for possível abrir as paredes entre sala e cozinha, essa pode ser uma ótima medida para deixar, inclusive, os dois espaços mais amplos.

2. Ilhas/bancadas são boas opções

As ilhas ou bancadas são ótimas opções para cozinhas pequenas, principalmente se você conseguir aplicar a dica anterior.

Além de serem uma forte tendência, elas pode servir inclusive como um espaço a mais para as pessoas comerem.

E mais: é possível apostar em bancadas de porcelanato para deixar a sua ilha ainda mais incrível! Aliando a praticidade da bancada, com a elegância e sofisticação de um revestimento à sua escolha.

Vale lembrar que a dica das cores também vale para a cozinha, então você pode buscar um revestimento mais claro para auxiliar com a sensação de amplitude. Caso o restante da cozinha seja claro, também pode ser esse o elemento de contraste.

3. Preze pela funcionalidade, mas se atente aos detalhes

Conforme já comentamos anteriormente, diferentemente da sala, a cozinha não precisa prezar pelo conforto, mas sim pela sua funcionalidade, praticidade…

Por isso, o ideal é que você construa um ambiente que traga o básico em primeiro lugar (fogão, geladeira, microondas) e entender exatamente onde ficarão cada um dos objetos básicos, para depois pensar na estética.

E é nos detalhes que você vai conseguir criar uma decoração incrível e elegante. Escolha os metais com cuidado, busque trabalhar com objetos e acabamentos sofisticados.

4. Prateleiras e armários: nada no caminho!

Tire tudo do caminho. Cozinha é lugar de armários na parede!

Em primeiro lugar: armários claros deixarão o ambiente ainda mais espaçoso (ou criarão essa sensação).

Em segundo lugar: os armários e as prateleiras trarão mais espaço para caminhar na cozinha enquanto se cozinha, por isso é essencial utilizar mais as paredes nesse ambiente do que necessariamente o chão.

E aí, é possível? Confira alguns ambientes para buscar inspiração!

Fonte: Mobly
Fonte: Dicas Decor
Fonte: Terra

Divisão e funcionalidade, esse é o segredo para a cozinha! Mas, ainda existem alguns segredos que podem ser aplicados tanto na sala, como na cozinha, como no banheiro, como no quarto….

Dicas gerais para aumentar a sensação de amplitude através da decoração!

Para te ajudar a construir ambientes mais amplos, de forma geral, separamos algumas dicas que se aplicam para todos os ambientes.

Espelhos

Espelhos são ótimas opções para aumentar a sensação de amplitude. Eles provocam um alongamento nos ambientes, principalmente quando aplicados em paredes inteiras.

Nos quartos, por exemplo, podem ser aplicados nas portas dos guarda-roupas.

O que acha?

Revestimentos

A escolha do revestimento certo faz a diferença na hora de decorar espaços pequenos. Optar por revestimentos retificados, por exemplo, pode fazer com que a sensação de amplitude seja maior, já que o espaço de rejunte será menor. Além disso, grandes formatos também podem ser uma escolha melhor para esses ambientes!

O que você achou?

O que achou das nossas dicas para tornar os ambientes mais amplos?

Lembre-se: nada na decoração de interiores é uma regra. Principalmente agora onde o gosto do cliente sempre vem em primeiro lugar, até mesmo antes das tendências.

É necessário ouvir quem está solicitando o projeto para entender a fundo a personalidade de quem realmente vai utilizar esses ambientes.

De qualquer forma, todo mundo gostaria de espaços maiores, não é mesmo?

Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas de decoração e tendências do setor. Você também pode seguir o nosso Instagram para acompanhar todas as novidades da Tanto.
https://www.instagram.com/p/CBvJN-wlZ3n/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *