Publicado por:

Piso x parede: dicas para combinar revestimentos

Revestimentos são obras de arte. Para combinar revestimentos do piso com a parede, é necessário pensar na harmonização de todo o ambiente.

A escolha do revestimento é uma das etapas mais importantes da decoração de interiores. Os revestimentos são como telas em branco, onde depois você irá inserir diversos outros elementos para harmonizar a decoração. Por isso, é importante escolher o revestimento que vai combinar com o restante da decoração, mas também é importante saber harmonizar os revestimentos entre piso e parede para que todo o décor esteja alinhado.

Existem inúmeras possibilidades para combinações de revestimentos de piso e parede. E para criar uma decoração inovadora, é necessário pensar em todos os aspectos que vão transformar este ambiente em um espaço único.

Entre as possíveis combinações e formas de aplicar os revestimentos, podemos falar das principais:

  • Tom sobre tom.
  • Revestimentos iguais no piso e na parede.
  • Revestimentos de cores diferentes.
  • Revestimentos que contrastam piso e parede.
  • Paginações criativas na parede ou no piso.

Ou seja, existem inúmeras possibilidades. Vamos entender cada uma dessas para inspirar os seus próximos projetos?

Combinações inspiradoras: dicas essenciais

Os revestimentos atuais estão muito mais focados em trazer sensibilidade para as decorações. As cores e o design trazem histórias para os ambientes. Por isso é essencial escolher essas peças tão importantes para o décor, de forma cuidadosa. Afinal, acaba ficando difícil escolher o revestimento certo entre tantas opções deslumbrantes, não é?

Ainda mais desafiador pode ser a escolha da combinação de revestimentos.

Para acertar, os profissionais de arquitetura de design de interiores devem compreender exatamente aquilo que o cliente quer transmitir através da decoração. Esse é o passo inicial de qualquer projeto.

Por isso, a pesquisa deve fazer parte do cotidiano dos profissionais que trabalham com a decoração, para apresentar as possibilidades para os seus clientes e facilitar o processo de escolha. 

Portanto, para inspirar a criação dos seus projetos, separamos algumas dicas de aplicação de combinações de revestimentos para o piso e parede.

1. Tom sobre tom

Um clássico da moda e da decoração, o tom sobre tom é uma escolha bastante confortável, além de muito elegante.

É difícil errar no tom sobre tom, afinal, as cores são as mesmas, tendo apenas uma pequena diferença na tonalidade, o que pode criar um contraste entre o piso e a parede.

2. Revestimentos iguais no piso e na parede

Revestimentos iguais, tanto no piso quanto na parede, são uma tendência da decoração.

Além de criarem uma maior sensação de amplitude no ambiente, ao aplicar o mesmo revestimento na parede e no piso, é muito mais fácil de inserir outros elementos na decoração, já que você tem a segurança de não errar na hora de combinar.

É necessário tomar cuidado com o restante da decoração, nesses casos. Aplicar outras cores no ambiente é o ideal para não torná-lo muito pesado.

3. Revestimentos de cores diferentes

Revestimentos com cores diferentes aplicados no piso e na parede podem ser a chave para quem procura criar uma decoração com contrastes marcantes.

Mas aqui também é necessário ter cuidado. Para apostar em cores diferentes, você precisa encontrar tons que sejam harmoniosos entre si.

Dessa forma, é possível criar ambientes encantadores.

4. Paginações criativas na parede ou no piso

As paginações também podem ser uma das soluções para tornar os ambientes únicos. Apostar em diferentes tipos de maneiras de trabalhar o revestimento é uma forma de trazer contemporaneidade para o décor.

Aqui, existem diversas possibilidades de paginação.

  • O projeto pode contar com apenas uma parede com paginação diferenciada, para chamar a atenção.
  • No piso, você pode utilizar paginações criativas para dividir ambientes.
  • As paginações clássicas, misturadas com paginações mais modernas, também podem ser uma boa solução.

Os revestimentos podem transformar a sua decoração

Elaborar um projeto de decoração que traga inovação na sua construção não é fácil. Mas os revestimentos podem apontar caminhos bastante eficazes para que você possa criar ambientes únicos e elegantes.

Tem interesse em conhecer os revestimentos disponíveis na Tanto? Acesse o nosso catálogo virtual >

Por isso, a escolha do revestimento pode e deve ser mais demorada.

Só assim será possível escolher de forma correta essas obras de arte que o mercado de revestimentos têm oferecido.

Gostou das dicas? Continue acompanhando o nosso blog para mais informações sobre a decoração de interiores.