Publicado por:

Vejo novidades pela janela: perspectivas do novo morar no Janelas CasaCor 2020

O Janelas CasaCor 2020, edição especial de um dos maiores eventos de decoração do Brasil, está trazendo diversas reflexões sobre a casa durante e pós-pandemia. Quais são as mudanças que o mercado da decoração está preparando para o “novo morar”?

Apesar de ser um ano atípico, o mercado da decoração de interiores não parou. O Janelas CasaCor é um grande exemplo disso. Um dos maiores eventos brasileiros de home & décor, teve que mudar o seu formato este ano para conseguir atender a demanda gritante que estava em voga: a casa durante e pós-pandemia. 

É inegável pensarmos no quanto nós aproveitamos e reaproveitamos as nossas casas durante este ano. 2020 foi um ano caseiro. Obrigatoriamente, diversas pessoas se viram em casa, para trabalhar, descansar, se divertir e curtir com a família. A multidisciplinaridade da casa foi revelada aos olhos de todos. E os espaços tiveram que ser transformados.

O home office virou rotina. Os filhos estão em casa para estudar. O espaço de lazer é misturado com o trabalho. O espaço de comer é também de encontro com a família. 

A casa mudou e ainda está em constante metamorfose.

Claro, grande parte disso se dá pelo fato de que estamos vivendo em uma pandemia. Um vírus nos fez perceber o quanto estarmos em casa pode ser importante e o quanto é importante termos espaços confortáveis em nossos lares.

Nós vimos nos últimos anos, aos poucos, a casa se converter em um verdadeiro refúgio para as pessoas. Em 2020 esse processo foi acelerado. Os lares passaram a ser refúgios reais, de proteção de todos os perigos externos.

E isso foi transportado para a decoração.

O Janelas CasaCor está sendo um verdadeiro exercício criativo para pensar a casa durante esse período e também, apresentar as perspectivas sobre os espaços residenciais após a pandemia de coronavírus.

Realizado de forma diferente, este ano o evento contou com espaços montados em diversos lugares do Brasil, que focaram em trazer ambientes com essas novas visões sobre a decoração do futuro, diante de um mundo que acabou de passar por uma pandemia.

E o lugar escolhido para dar o pontapé inicial nessas discussões foi Brasília.

Janelas Casacor 2020
Foto/Reprodução: CasaCor – Implantação do Janelas CASACOR edição Brasília no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, assinada pela Sainz Arquitetura Edgar Cesar/CASACOR – Leia mais aqui!

E diversas tendências já começaram a pipocar dos primeiros ambientes desenvolvidos pelos arquitetos e designers de interiores parceiros do CasaCor. Mas claro, as instalações já estão em diversos outros pontos do país, como Paraná, Ceará, São Paulo, Pernambuco, entre outras.

Mas por enquanto, vamos conferir as principais tendências que estão sendo reveladas nessas instalações?

Desbravando o novo morar

“O novo normal” é uma expressão que tem dominado todas as áreas da nossa vida nos últimos tempos. E a verdade é que realmente estamos tendo que nos adaptar a uma nova realidade.

Com isso, o novo normal nos apontou um caminho necessário: o novo morar.

Conforme mencionamos anteriormente, a casa nunca foi tão valorizada como é agora. Por isso é necessários pensarmos no que é essencial e no que não é para a decoração, dessa forma os nossos dias em casa, conforme temos passado, serão mais confortáveis.

Neste início de discussão das principais tendências que estão começando a surgir dessa nova realidade do morar, separamos algumas para mostrarmos quais caminhos os profissionais de arquitetura e design de interiores que são referências no mercado no nacional estão apontando para a casa brasileira.

Uma máxima clássica: o menos é mais…

Janelas Casacor 2020
Foto/Reprodução: Estar em Casa – Entrequadra Arquitetos (Edgard Cesar/CASACOR) 

Uma das primeiras características que se destaca na decoração dos espaços do Janelas CasaCor é o minimalismo. O menos agora, realmente é mais.

O que constatamos é que espaços com excesso de objetos, coisas, elementos, cansam ao longo tempo. 

Nós buscamos, ao ficar em casa, conforto visual, espaços amplos, ambientes que nos transmitem paz. Não que precisamos levar o minimalismo de forma extrema, mas apostar em menos elementos e espaços mais abertos são características essenciais do novo morar.

O trabalho dá as caras em casa (e se mistura com outras atividades)

Essa se tornou a realidade de grande parte dos brasileiros em 2020. Por um longo período de tempo, muitas empresas tiveram que fechar as portas e abraçar o escritório digital, transferindo todo o trabalho para o home office.

Com essa mudança de realidade, muitas casas que não contavam com escritórios, precisaram se adaptar. 

No projeto da designer Denise Zuba, apresentado abaixo e denominado de “Home Fitness”, nós encontramos uma mescla de um escritório com academia. 

Janelas Casacor 2020
Foto/Divulgação: Home Fitness – Espaço da designer Desine Zuba – (Edgard Cesar/CASACOR) 

Spas em casa

Uma tendência que já vem de longa data, mas que ficou ainda mais explícita em 2020, é a da busca pelo conforto máximo dos spas dentro dos ambientes residenciais.

Nós já falávamos, em 2018, 2019, de banheiros que fossem verdadeiros spas. Diante do estresse gerado nesse ano, essa tendência tornou-se ainda mais forte.7

Janelas Casacor 2020
Foto/Reprodução/Divulgação: Pausa – Angela Castilho Arquitetura (Edgard Cesar/CASACOR) 

Saiba mais sobre como criar decorações de banheiro que são verdadeiros spas aqui! >

Convivência

Nós nunca valorizamos tanto o contato com os outros. Neste ano em que ficamos impossibilitados de ter contato com as pessoas que fazem parte das nossas vidas, acabamos enxergando que espaços para receber amigos e familiares em casa são essenciais. 

Com isso, a criação de ambientes de convivência foi e está sendo um dos destaques do Janelas CasaCor 2020. 

Janelas Casacor 2020
Foto/Reprodução/Divulgação: Caradecasa – Zardo Arquitetura (Edgard Cesar/CASACOR) 

Natureza

Ela não poderia ficar de fora dessa, não é?

Há anos nós estamos falando sobre como a decoração está, cada vez mais, privilegiando o contato com a natureza. E isso vale para todos os ambientes. Quarto, cozinha, sala, banheiro. Inserir a natureza na decoração é essencial para criar espaços que nos proporcionem bem-estar.

Com a falta de contato com o mundo externo, durante esse ano, a natureza se tornou uma demanda para a decoração da casa. Precisamos inserir, de diferentes formas, o contato direto com a natureza nos projetos decorativos.

Janelas CasaCor 2020
Foto/Reprodução/Divulgação: André Alf e Marina Lage (Edgard Cesar/CASACOR) 

A natureza na decoração é uma tendência de longa data! Descubra mais sobre como incluir essa característica nos ambientes >

Mas afinal, o que nós queremos?

  • O que estamos esperando das nossas casas no futuro?
  • A partir de qual perspectiva a decoração pode mudar a forma como vivenciamos a casa?
  • O que queremos que a casa faça por nós neste universo pós-pandemia?
  • O novo morar existe?

São diversos os questionamentos que permeiam a discussão sobre o “novo morar”. 

Estamos chegando a conclusão que queremos uma casa viva. O contato com a natureza é essencial. A casa precisa respirar e precisamos de espaço para que nós possamos viver nesse organismo que é o nosso lar. Nós queremos e esse novo morar exista e que a casa pós-pandemia seja um novo morar relaxante e cada vez mais nos faça nos sentir seguros.

Mas é óbvio que as respostas para essas perguntas podem ir muito além disso. A casa estará sempre em constante movimentação e adaptação aos novos contextos das nossas vidas.

A questão aqui é: o que você espera da decoração de interiores nessa nova realidade? O que você tem pensado para a sua casa durante e após a pandemia? Agora, a sua realidade, o seu conforto e a sua segurança é que falam mais alto. 

Melhor ainda se for com um toque de conforto, não é? 

Tem interesse em visitar as exposições do Janelas CasaCor por todo o Brasil? Agora é possível navegar de forma online por todos os ambientes. Basta clicar aqui! >

Continue acompanhando o nosso blog para mais novidades do setor. Em nosso Instagram, você também encontra todas as news da Tanto, novos produtos, revestimentos, louças e metais para transformar a sua decoração.

E você achou que não iria ter CasaCor Rio de Janeiro? O evento já tem data marcada! De acordo com o próprio portal do evento “a 30ª edição da mostra carioca deve acontecer entre os dias 19 de janeiro e 07 de março de 2021”.