Pequenos formatos para a cozinha: o clássico ainda está em alta (mas agora, reformulado)

A decoração da cozinha é extremamente valorizada no mercado de decoração de interiores. O que é bem justificável, já que as possibilidades para esse ambiente são infinitas. O que faz com que os profissionais de arquitetura e decoração adorem projetos esses ambientes e como resultado, temos famílias felizes e com uma cozinha incrível.

E é por essa grande atenção que a cozinha recebe em projetos de decoração que muitas tendências vão e voltam para esses ambientes.

Mas é claro, quando elas retornam, se renovam, adquirem um novo caráter…

  • Já tivemos épocas de armários com cores chamativas na cozinha, agora, os armários coloridos voltam, mas em tons mais pastéis;
  • Cortinas embaixo da pia era algo que você poderia encontrar na casa da sua avó em suas memórias de infância? Elas voltaram, mas agora com materiais modernos e cores que chamam a atenção.
  • Revestimentos em pequenos formatos permeiam a sua memória infantil também? Aqueles azulejos atrás da pia lembram a casa da sua avó? Então que tal levá-los para a sua casa? Ou para o seu projeto?

Pois é, os clássicos revestimentos em pequenos formatos estão voltando aos poucos para fazer parte do leque das grandes tendências da decoração de interiores. Em 2018 nós, aqui no blog da Tanto, já trouxemos que a volta da cerâmica em pequenos formatos estava acontecendo…

Clique aqui e leia o nosso conteúdo sobre porcelanatos em pequenos formatos de 2018! >

Mas é claro, de 2018 para cá nós já tivemos algumas mudanças na forma de decorar, ou seja, o clássico revestimento em pequeno formato já está se renovando novamente. E nós garantimos: essas pequenas peças de cerâmica estão ainda mais charmosas e cheias de personalidade.

O clássico moderno

Pode parecer estranho falar que uma peça clássica como um revestimento em pequeno formato, está moderna, não?

Para quem está por dentro do mercado do décor, sabe que isso é algo muito comum. O clássico se moderniza e retoma o seu lugar como uma nova tendência.

Em 2018, falávamos muito sobre como o porcelanato em pequeno formato voltava para o foco das decorações, com texturas maravilhosas.

Hoje, a tendência é outra: a arte aparece em sua essência, o design autoral toma conta e a decoração clássica e aconchegante da casa da avó, recebe um toque de modernidade para a criação de ambientes cheios de personalidade, mas que não perdem o aconchego.

O que queremos dizer exatamente com isso?

Os pequenos formatos agora assumiram uma estética muito mais voltada à arte, com foco em um design inspirador e cheio de criatividade, mantendo os seus formatos clássicos, mas inovando no seu visual.

Fonte: Studio Decortiles Eliane – CasaShopping

É claro que essa nova tendência não surgiu do nada…

Essa nova forma de enxergar os clássicos revestimentos em pequenos formatos, surgiram devido a uma necessidade latente dos consumidores da sociedade moderna: um espaço realmente confortável, mas com personalidade.

A necessidade do aconchego e da arte

Antes de mais nada, vamos entender um pouco sobre como o fato dos revestimentos em pequenos formatos estarem voltando, é um reflexo das mudanças sobre a visão que temos em relação a casa. 

Há um bom tempo, o mercado de decoração de interiores começou a entender que estava havendo uma mudança no comportamento das pessoas, que estavam enxergando as suas casas como novos espaços de conforto, aconchego e proteção.

A cada ano que passava, a casa assumia mais o poético papel de lar.

Isso apareceu de forma prática no mercado, é claro:

  1. A casa começou a ter cada vez mais ambientes integrados: sala com cozinha e até mesmo sala com cozinha e sala de jantar anexadas, etc…
  2. As casas começaram a ter espaços de relaxamento, bem-estar, como uma forma de se proteger dos espaços externos. O lar se tornou um refúgio;
  3. Os espaços começaram a se conectar mais com a natureza, através da inserção de plantas na decoração. O Urban Jungle surgiu como uma grande tendência.

Essas são algumas das formas práticas em que a decoração assumiu o papel de auxiliadora para atender a necessidade de fazer com que a casa se tornasse cada vez mais aconchegante.

Claro, com a atual situação de pandemia que estamos vivendo, essa visão da casa como um refúgio saiu apenas do imaginário para se tornar ainda mais realista.

E a cozinha, tema foco deste nosso conteúdo, como um espaço comunitário da casa, sofreu e está sofrendo mudanças.

A arquiteta Fernanda Marques, afirmou em entrevista para a Veja São Paulo, que passou a visualizar como a mesa de refeição começou a ser utilizada para o trabalho, nessa nova realidade que estamos vivendo.

Ou seja, a casa começou a assumir outros papéis. A cozinha começou a integrar ainda mais os moradores e ainda, apresentar diferentes funções.

Assim, a necessidade de fazer com que cada detalhe da decoração traga o bem-estar de estar em casa, aliado a uma estética com estilo moderno e personalidade marcante, surge como uma onda que entra nas casas brasileiras, bem como nos projetos de decoração.

Afinal, um ambiente multidisciplinar como a cozinha, onde fazemos as refeições, que reúne os familiares ao seu redor e que agora também é um local de trabalho (neste novo modelo de home office), merece uma décor que privilegie as boas sensações, certo?

E quer algo mais aconchegante do que aliar um clássico, que nos traz diversas lembranças e uma sensação única de aconchego, como os pequenos formatos, com algo cheio de personalidade como a arte e o poder do design brasileiro?

Para que você consiga entender um pouco melhor do que estamos falando, separamos algumas opções incríveis, aconchegantes e modernas.

Que tal investir um pouco na arte de revestir?

A arte de revestir aliada a tendência dos pequenos formatos

Já existem no mercado, há algum tempo, revestimentos com pinturas de artistas entre outros trabalhos. Mas agora, essa tendência chega com força no mercado de decoração.

Uma marca em específico trabalha muito bem essa junção da arte com os revestimentos: a Decortiles.

Por isso, separamos alguns revestimentos únicos para você dar uma olhadinha. Confira:

Fonte: Studio Decortiles Eliane – CasaShopping – Rio de Janeiro

Que tal levar a natureza de uma forma completamente inovadora, mantendo a elegância e o aconchego dos pequenos formatos, para a sua decoração? O Decortiles Patch Floripa é incrível e traz, além da força do design brasileiro, uma referência única da nossa flora.

Fonte: Studio Decortiles Eliane – CasaShopping

A coleção que apresentamos lá no início deste conteúdo, também traz uma referência direta à natureza, com desenhos botânicos sensacionais e com traços extremamente delicados.


Fonte: Decortiles

Uma opção com uma pintura ainda mais vintage, mas sem perder a personalidade artística é a do Calu Retro Losango Rosa. Um revestimento 20×20 bastante charmoso 

Chegou a sua hora de investir na arte e deixar os ambientes mais aconchegantes!

O que você achou dessa tendência?

É uma forma de tornar a casa mais aconchegante e cheia de personalidade, não acha? Com as atuais mudanças que estamos passando, que estão resultando num maior aproveitamento dos espaços internos, é válido pensar em levar um pouco mais de conforto e modernidade para o décor, não?

Comente, compartilhe com a gente o que você acha dessa tendência.

E se tiver interesse em revestimentos que valorizem a arte e o design brasileiro, o CasaShopping (Barra – Rio de Janeiro) recebeu uma novidade: a nova loja Studio Decortiles Eliane.

E continue acompanhando o nosso blog para entender como o mercado está se movimentando, quais as novidades em tendências de decoração e muito mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *