Publicado por:

O futuro da decoração residencial: as maiores tendências do setor

Qual é o futuro da decoração residencial? Quais são as perspectivas sobre a configuração das casas nos dias atuais e as tendências que se revelaram para esse mercado diante de um cenário tão desafiador como o que se revelou no ano de 2020?

Não é exagero afirmar que nunca passamos tanto tempo dentro de nossas casas. A pandemia surgiu no começo de 2020 e com ela, um dos anos mais atípicos da história. Com a Covid-19 vieram muitas reflexões nos mais diversos campos: políticos, científicos, tecnológicos, éticos, de consumo e claro, a importância e o futuro da arquitetura não ficaram de fora deste debate. 

Aspectos como o conforto, a organização e a praticidade dos lares foram finalmente percebidos como elementos tão importantes quanto a estética. 

Afinal, este conjunto de fatores são potenciais incríveis para se aproveitar ao máximo a casa e transformar a rotina de quem opta por uma arquitetura inteligente que oferece diferenciais de acordo com a necessidade de cada indivíduo ou família.  

A pandemia alterou profundamente a perspectiva de pessoas que até então tinham uma rotina agitada. 

Suas residências costumavam funcionar como refúgio, ou seja, um lugar preparado para o descanso após um longo dia de trabalho fora de casa. Mas, eis que de repente, o home office virou uma realidade. A escola se tornou ensino a distância e as crianças passaram a ficar em casa. 

Com esta nova perspectiva, tornou-se necessário repensar a função de cada espaço e de cada objeto dentro de casa. 

A casa passou a não só exercer o papel de proteção, todos os membros da família passaram a realizar todas as suas atividades em um só ambiente. 

Como a convivência saudável é fundamental para a família permanecer em harmonia, a arquitetura e a decoração residencial surgem com soluções originais e criativas, ressignificando os ambientes e transformando a vida de todos.  

Arquitetos e designers de interiores devem considerar os novos hábitos que surgiram com a pandemia na hora de elaborar um novo projeto de decoração. 

Como funciona a rotina de quem vive na casa

Quando todas as atividades da família são realizadas praticamente no mesmo espaço, do trabalho ao desporto, a versatilidade faz muito mais sentido no projeto de décor. 

Por isso, antes de qualquer iniciativa é preciso entender a função de todos os integrantes da família para que seja possível apresentar soluções práticas para todos. 

Das salas específicas às salas totalmente reconfiguráveis, dependendo da hora do dia e da atividade. Opções como estas, surgiram no mercado da decoração e é preciso estar atento às novidades do setor.  

Uma revisão completa de objetos e espaços

Foto: Pexel

Em tempos de crise, torna-se inevitável colocar na balança o que é realmente essencial. A ideia é retirar do espaço tudo o que não está sendo aproveitado em sua totalidade, afinal, o excesso de informação provoca desconforto visual. 

Em longo prazo, os ambientes muito cheios de objetos tornam-se cansativos, por isso, uma tendência que veio para ficar é a decoração clean e minimalista. 

Além de transmitir tranquilidade e bem estar, este tipo de decoração é de fácil higienização, um fator mais do que conveniente em tempos de pandemia. 

Espaços confortáveis para quem trabalha dentro de casa

Foto: Pinterest

O home office se tornou uma realidade em 2020 . Mesmo que não se dedique um cômodo inteiro para esta função, é fundamental planejar uma parte do espaço da casa para trazer conforto a quem precisa passar horas em frente ao computador. 

A decoração deste ambiente deve acompanhar outros elementos de decoração da casa, não precisando ser necessariamente um lugar sóbrio e sem graça, como alguns escritórios empresariais. 

É preciso ter equilíbrio entre a austeridade do mobiliário de escritório com objetos pessoais. O resultado é uma decoração  estimulante, confortável e que torna o espaço mais produtivo e agradável. 

Banheiro relaxante que mais parecem um SPA 

Foto: Doka Banheiras

O relaxamento que os spas proporcionam podem ser conquistados dentro da nossa própria casa. 

Considerada como uma das maiores tendências no mercado da decoração, os banheiros com características de SPA, tem atraído uma nova demanda que quer descansar profundamente sem precisar sair de casa. 

A ideia principal é criar um projeto de decoração que tenha a capacidade de utilizar os objetos certos para se criar uma atmosfera extremamente relaxante, onde seja possível se desligar um pouquinho do mundo lá fora. 

Tapetes macios, plantas, banheiras de hidromassagem, velas, aromatizadores, projeto de iluminação indireta e utilização de materiais naturais são algumas maneiras de fazer acontecer. 

Espaço ao ar livre devem ser valorizados

Os espaços ao ar livre são cada vez mais importantes nos tempos atuais e devem estar alinhados com o interior da casa, para se aproveitar ao máximo todo o espaço. 

O projeto de décor deve levar em consideração revestimentos e objetos que criam conforto e que ao mesmo tempo estejam em harmonia com os demais elementos decorativos da casa. 

Afinal, quando tudo é projetado em continuidade com as áreas adjacentes, cria-se amplitude e maior funcionalidade entre os espaços.

É hora de repensar os espaços de convivência 

Com a pandemia de Covid19, de repente as casas precisaram se transformar em local de trabalho e também de diversão para toda a família. Com esta necessidade, surge um novo espaço na casa: os espaços de convivência. 

Mais do que uma sala comum, este ambiente é pensado para priorizar o conforto da família na hora de conversar, fazer videochamada com os amigos, se jogar no sofá para ler um livro ou ficar de preguiça nas redes sociais. 

A tendência do Home Fitness

Além do trabalho, uma outra atividade foi totalmente transferida para dentro de casa: os exercícios físicos. 

Por conta do risco de contágio nos clubes e academias, muitas pessoas investiram em projetos de decoração para que a prática desportiva pudesse ser mantida na rotina. Revestimentos apropriados, aparelhos e equipamentos com tecnologia de ponta são os principais elementos dos projetos para estes espaços. 

Uma forma de manter um estilo de vida saudável com segurança e muito conforto.  

Estar atento às tendências de mercado, é fundamental para o profissional que se preocupa com a necessidade dos seus clientes, principalmente quando se tem uma mudança de comportamento tão radical como esta, provocada pela pandemia de Covid-19. 

Na Tanto, acreditamos que estas mudanças vieram para ficar e cada vez mais, as pessoas perceberão que as nossas casas são um verdadeiro refúgio do mundo exterior. Acompanhamos constantemente esta evolução e trazemos os melhores materiais, que acompanham as principais tendências do setor de decoração. 

Conte com a nossa equipe e continue acompanhando os nossos posts aqui no blog para ficar por dentro de todas as novidades do mundo da arquitetura e designer de interiores. 

Confira também as principais tendências do Janelas CasaCor 2020 aqui! >