Publicado por:

Memórias elegantes: o granilite na decoração contemporânea

A decoração de interiores busca no passado as referências para construir as tendências do futuro. Uma delas é a utilização do granilite.

Cheiro de bolo, pão, tardes agradáveis e a família reunida. O que essas memórias evocam para você? A casa das avós e dos avôs é algo muito presente na mente de quem teve o privilégio de conhecer as matriarcas e os patriarcas da família. Claro, a decoração desses lugares também sempre vai fazer parte do imaginário das pessoas. E como não conectar essa decoração com o granilite? O revestimento que marcou uma geração é a cara das casas das vovós. E agora, essa peça única está repaginada e voltou a fazer parte dos projetos contemporâneos de decoração de interiores.

Nós sabemos que a arquitetura, assim como a moda, se aproveita de tendências que já foram moda há muito tempo. Com isso, de tempos em tempos, nós conseguimos incluir na decoração, alguns elementos do passado que nos evocam as mais diferentes memórias.

O granilite é um excelente exemplo disso. 

O revestimento que conquistou o coração de muitos brasileiros na década de 40, agora volta para a arquitetura e o design de interiores contemporâneo com a força nostálgica na sua aplicação, mas também trazendo um aspecto moderno e elegante para qualquer ambiente!

Foto/Reprodução: Follow the colors

O clássico repaginado

Antigamente, a técnica de produção do granilite era artesanal. De acordo com o Archdaily esses revestimentos “são produzidos através da base cimentícia (areia, água e cimento) com grânulos de pedras naturais diversas, e podem ser aplicados em qualquer tipo de superfície horizontal ou vertical.”. 

Um dos grandes diferenciais do granilite está relacionado a sua durabilidade, o que conquistou muitas pessoas e fez com que diversos edifícios e casas fossem construídos utilizando-o como revestimento no piso e nas paredes.

Hoje, com o desenvolvimento tecnológico na fabricação de revestimentos, o granilite passou a fazer parte da decoração de interiores de uma forma diferenciada.

Todo mundo sabe que as técnicas de produção dos revestimentos, hoje, conseguem imitar diversos tipos de materiais. 

O famoso “parece, mas não é”, que se tornou sinônimo de sustentabilidade e proteção à natureza, já que os revestimentos em cerâmica conseguem imitar materiais como a madeira, por exemplo.

E claro, com o resgate do granilite, as grandes fabricantes de revestimentos optaram por elaborar peças incríveis que imitam a técnica artesanal de forma única.

As opções do mercado

Algumas opções do mercado ganham destaque, com alguns diferenciais como a exaltação da elegância através do revestimento através de imitações realistas que trazem um toque de nostalgia para o décor.

Separamos três opções de diferentes marcas para você vislumbrar as possibilidades:

1. Coleção Granitte – Castelatto

Trazer o granilite para a decoração é uma escolha que, muitas vezes, exige um pouco de coragem. Nem todos os ambientes sustentam uma peça cheia de personalidade como essa.

Mas, algumas coleções podem ser um pouco mais neutras. É o caso da Coleção Granitte da Castelatto. 

Foto/Reprodução: Castelatto

O revestimento possui pontos bem sutis aplicados em sua superfície e são fabricados com a mais avançada tecnologia do concreto, estes pisos possuem alta resistência a compressão e abrasão.

2. Coleção Granite – Cerâmica Portinari

A Cerâmica Portinari também segue a tendência de revestimentos que se inspiram no granilite de forma sutil. 

Foto/Reprodução: Portinari

3. Granilite Branco – Eliane Revestimentos

Já a Eliane Revestimentos aposta em um caminho mais clássico, com elementos maiores no design dos revestimentos, fazendo uma alusão direta à técnica artesanal tradicional.

Foto/Reprodução: Eliane Revestimentos

Como trazer a casa da vovó para a decoração contemporânea?

Você deve estar se perguntando, mas como aplicar essa peça na decoração sem que realmente perca-se a elegância dos ambientes?

Diversos projetos estão utilizando o granilite na decoração. Desde aplicações em móveis, até mesmo como revestimentos. Separamos alguns exemplos para você:

Granilite em tudo!

Parece exagero aplicar o granilite em tudo? Muitos projetos de decoração estão utilizando o revestimento como peça principal da decoração.

Foto/Reprodução: Revista Claudia

Na imagem acima, você pode conferir que o revestimento possui um aspecto mais neutro, o que possibilita manter a decoração elegante, sofisticada e sem perder o toque nostálgico.

Granilite somente no piso

O granilite também pode chamar bastante a atenção quando aplicado no piso.

Foto/Reprodução: Follow the colours

Granilite nos detalhes

Além de trazer o granilite de forma mais chamativa, é possível inseri-lo na decoração de uma maneira mais sutil, apostando em detalhes na parede, por exemplo. 

Foto/Reprodução: Blog Lopes

Outra forma de aplicação que tem conquistado os profissionais do mercado são nos móveis e bancadas, como exemplificado na foto acima.

O granilite está com tudo!

Nostálgico, elegante e sofisticado. O granilite voltou com tudo para a decoração de interiores e chama, a cada dia que passa, cada vez mais a atenção.

O segredo? Adaptar os revestimentos de acordo com a personalidade de cada um dos projetos.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog para não perder as novidades do mercado de decoração. Siga também o nosso Instagram para não perder nenhuma novidade em relação aos produtos disponíveis na Tanto.

Se você se interessou por algum dos revestimentos descritos neste conteúdo, visite o nosso catálogo e confira as opções disponíveis para você completar a sua decoração.