Publicado por:

Dicas e tendências em revestimentos para a área externa

A decoração da área externa exige alguns cuidados com a escolha dos revestimentos. Por isso, separamos algumas dicas, tendências e inovações em relação ao mercado de revestimentos para facilitar na hora de escolher.

O mercado de revestimentos sempre está em busca de novas formas de trabalhar com as suas peças. E a inovação aparece no design e na funcionalidade de cada revestimento. Isso é necessário, pois cada ambiente possui uma necessidade diferente quando o assunto é revestimento. É o caso da área externa.

A escolha do revestimento ideal para a área externa é uma decisão muito importante. Afinal, diversos fatores devem ser considerados:

  • O tipo do revestimento.
  • O design do revestimento.
  • As características técnicas do revestimento.

Tudo isso deve estar em perfeita harmonia, para que a peça escolhida seja realmente eficaz para o ambiente.

Se levarmos em consideração que varandas, jardins, piscinas e churrasqueiras geralmente são os ambientes mais queridinhos, é necessário tomar todo o cuidado para que esses locais tenham uma decoração segura e elegante.

A importância de escolher o revestimento correto para a área externa

Além da estética, é importante considerar, na hora de escolher o revestimento ideal para a área externa, as características necessárias para que esse revestimento seja seguro.

Falamos em segurança pois a área externa é um ambiente aberto! Isso deve ser levado em consideração na hora de criar um projeto de decoração, pois alguns fatores podem interferir na escolha:

  1. O espaço aberto sofre interferências do clima. Na chuva, por exemplo, o piso, por exemplo, irá molhar e poderá ficar escorregadio, caso não tenha um alto coeficiente de atrito.
  2. Quando pensamos na chuva, também devemos refletir sobre a absorção de água do revestimento. É importante que para áreas externas esses revestimentos sejam praticamente impermeáveis.
  3. Além disso, o fato de ser um espaço em contato direto com as mudanças climáticas, faz com que seja necessário escolher um revestimento preparado para aguentar o sol e a chuva.

Por isso, separamos uma pequena lista com dicas, inovações e tendências em utilização de revestimentos para área externa.

Vamos lá?

Dica: Porcelanato é o revestimento correto para a área externa

Um dos revestimentos mais adequados para a área externa é o porcelanato.

Essa opção apresenta uma uniformidade da cor, além de contar com alta resistência, podendo ser aplicado até mesmo na garagem.

Outra característica técnica do porcelanato, que é extremamente importante para a aplicação na área externa é a de baixa absorção de água. O revestimento em porcelanato é praticamente impermeável, o que garante a durabilidade do material.

Mas vale lembrar que é muito importante lembrar de acrescentar ao projeto um ralo na instalação, assim você consegue criar um caminho para que a água possa escoar.

Conheça uma opção de ralo elegante e discreta para a decoração da sua área externa >

Além disso tudo, o porcelanato acaba sendo a escolha perfeita para esses espaços, pois possui uma outra vantagem: a praticidade na hora de limpar. Isso acontece pois o rejunte entre cada peça possui um espaço menor do que em outros tipos de revestimento, acumulando menos limo.

Conforme já mencionamos anteriormente, é importante pensar no coeficiente de atrito para garantir a segurança. Dessa forma, existem diversas opções, mas as mais indicadas são os porcelanatos que possuem superfícies com um aspecto mais natural (também chamados de não polidos), bem como as opções mais rústicas. Assim, através da textura antiderrapante de cada porcelanato, você consegue evitar que o piso fique escorregadio.

Inovação: Revestimentos atérmicos

Uma das novidades do setor são os revestimentos atérmicos. Com uma tecnologia que controla a temperatura, essas opções são excelentes para quem conta com espaços com grande incidência do sol, como as áreas ao redor da piscina.

As opções atérmicas são revestimentos, geralmente cimentícios, que além dessa tecnologia de controle da temperatura, possuem também uma textura antiderrapante. 

A tecnologia funciona de modo que o revestimento diminui a absorção de calor e umidade, se tornando mais resistente a altas temperaturas.

A fabricante Castelatto possui a linha Atérmica,  que de acordo com a própria, “mesmo sob o sol intenso não retém calor, reduzindo o efeito conhecido como ilha de calor, o que suaviza a sensação térmica e proporciona conforto ao tato. Possui textura porosa, que torna a superfície antiderrapante.”.

Fonte: Linha Atérmica – Castelatto – F. Favaro Jr.

Tendência: Revestimentos que imitam materiais naturais

Os revestimentos cerâmicos que imitam os materiais naturais estão se tornando cada vez mais os queridinhos da decoração de interiores.

Essa tendência ganha cada vez mais força pois é uma forma mais sustentável de utilizar os recursos naturais na decoração. E a sustentabilidade é uma das grandes tendências do setor.

Por isso, apostar em revestimentos cerâmicos que imitam a madeira ou outras pedras é uma escolha bastante inteligente para projetos de áreas externas.

Além da questão sustentável, você reforça o contato da decoração com a natureza e abusa da elegância desses materiais.

O revestimento Manaos, também da Castelatto é uma opção de classe para esses espaços.

Fonte: Manaos Canela – Castelatto – F. Favaro Jr.

Gostou das dicas?

As áreas externas estão se transformando e sendo cada vez mais valorizadas. A escolha do revestimento correto pode trazer para esses espaços ainda mais conforto, elegância e sofisticação.

Consulte o nosso catálogo de produtos online para conferir outras opções de revestimentos incríveis para a sua decoração.

E continue acompanhando o nosso blog para não perder nenhuma novidade do mercado!