Publicado por:

Cor do ano: Pantone inova e aposta em duas cores para 2021

A cor do ano da Pantone impacta diretamente o mercado da decoração. Em 2021, foram escolhidas duas cores que representam o otimismo e a força para um ciclo após a pandemia de COVID-19.

Anualmente a Pantone, empresa mundialmente conhecida por seu sistema de cores, que é largamente utilizado na indústria gráfica, apresenta quais são as cores do ano. Já são mais de 20 anos que a Cor do Ano da Pantone está influenciando o desenvolvimento de produtos, bem como as decisões de compra em vários setores, seja na moda, na decoração e design industrial, e nas embalagens de produtos e design gráfico.

Fonte: Pantone

E aí, diante do cenário vivido em 2020, a ansiedade para a revelação da cor do ano estava grande no mercado de decoração. Afinal, depois das mudanças na forma como enxergamos os ambientes residenciais, as cores também entrariam na discussão. 

E com todo este contexto, a Pantone decidiu inovar e trouxe não apenas uma, mas duas cores para 2021. O anúncio aconteceu em 9 de dezembro de 2020, em um evento virtual que foi organizado pela empresa.

As cores escolhidas foram: PANTONE 17-5104 Ultimate Gray + PANTONE 13-0647 Illuminating.

De acordo com a empresa, “Uma união de cores traz a mensagem da força e da esperança, ambas eternas e inspiradoras”. A ideia surgiu como uma espécie de símbolo de positividade para o próximo ano, depois dos desafios enfrentados no período anterior.

A revista Casa Vogue afirma que “esta é a primeira vez que a Pantone escolhe uma nuance de cinza como a cor do ano, e a segunda vez em que um tom de amarelo também conquista o posto”.

O jogo de cores é trabalhado para a criação de um contraste. Enquanto o amarelo traz luz, alegria, por exemplo, o cinza é visto como uma cor mais neutra, que permite diversas combinações e uma maior versatilidade.

Fonte: Pantone

Mas e aí, como isso impacta nos projetos decorativos?

Um primeiro ponto: a importância das cores na decoração de interiores

As cores na decoração estimulam sensações. Além de criar contrastes nos ambientes e se conectar a arquitetura dos locais, a escolha correta da cor pode tornar o ambiente mais confortável ou mais frio, por exemplo.

É o caso da cor escolhida pela Pantone em 2020. A Neo Mint, trazia frescor para os ambientes, sendo considerada uma cor mais clean e como a combinação perfeita para móveis de linhas simples e formas arquitetônicas.

Ou seja, as cores têm o poder de tornar os ambientes mais confortáveis e criar sensações que auxiliam na criação de espaços únicos.

Por isso existe uma grande espera pelas apostas de cores do ano!

As cores de 2021 na decoração: o impacto nos projetos de décor

Os ambientes já começaram a ser afetados pelas cores do ano de 2021. A vantagem aqui é que o cinza é uma cor sólida, capaz de ser combinada facilmente com diversas outras cores, inclusive com o amarelo escolhido pela Pantone.

Com isso, diversos exemplos de ambientes decorados que utilizam essas cores já começaram a surgir. 

Fonte: Viva Decora 

Enquanto a cor amarela chama a atenção e traz essa vibração positiva, o cinza nos transporta para uma sensação mais racionalizada, neutra.

Fonte: Grupo Projecta

O contraste criado pelas cores apresenta também um aspecto moderno, urbano, que combina muito com decorações em estilo industrial. Mas é essencial buscar um equilíbrio entre as cores para manter a elegância e a sofisticação dos ambientes.

O cinza pode ser uma cor neutra, que em excesso pode acabar não tornando o ambiente cansativo, mas o amarelo deve ser dosado para manter a harmonia na decoração.

Uma dica é criar pontos de destaque no ambiente, dessa forma você traz a cor sem utilizá-la de forma descontrolada. 

Fonte: Weg.net

Até mesmo no quarto das crianças é possível levar essa cor. E aí, quem sabe, seja interessante abusar um pouco mais do amarelo, já que é possível que esses ambientes sejam mais divertidos e animados.

E os revestimentos?

Agora, quando o assunto são os revestimentos, é necessário tomar ainda mais cuidado.

A cor cinza já faz parte da peleta de cores de muitos projetos de decoração. Geralmente é utilizada como a cor base para o décor, exatamente pela sua característica de neutralidade. 

Nesse caso, é possível até mesmo criar ambientes monocromáticos.

Já com o amarelo, a dica sobre os pontos de foco no ambiente são essenciais, para não exagerar na utilização da mesma cor e, como já afirmamos, tornar o ambiente mais cansativo. 

Confira algumas dicas e opções disponíveis no mercado:

Neste caso, o revestimento da Coleção BELLA VITA da Portinari é aplicado no backsplash (frontão ou rodabanca) da cozinha. Aqui, o amarelo traz um ponto focal no ambiente, além de ser uma aplicação utilitária, já que protege a parede dos respingos da pia. 

Fonte: Portinari – Carmen los yl

Os revestimentos da Coleção Carmen revolucionaram o mercado na época de seu lançamento em 2018. De acordo com a própria Cerâmica Portinari, “a parceria com a A Lot Of Brasil, e o designer Pedro Franco, permitiu que o design artístico de Alessandro Mendini possa ser expressado, pela primeira vez, em porcelanato”.

E olha que incrível, o revestimento possui uma opção com tonalidade bem próxima a cor do ano que pode tornar a decoração ainda mais incrível.

Com um aspecto um pouco mais sutil, este revestimento pode dar um charme aos ambientes tanto pela sua cor, como pelo seu formato único.

Uma opção para inovar no uso do cinza é apostar em revestimentos com formatos diferenciados, para criar paginações únicas. É o caso do Sixties, revestimento em pastilhas da Decortiles.

Prepare-se para levar a cor do ano para a sua decoração

As cores do ano da Pantone foram escolhidas como um símbolo após um ano de muitos desafios. Diante de um cenário em que as decorações residenciais estão mudando e adquirindo um novo significado, levar essas cores para esses ambientes pode ser a chave para tornar a decoração ainda mais deslumbrante.

Continue acompanhando os conteúdos do nosso blog para mais dicas e informações sobre as tendências do mercado da decoração.