Publicado por:

Azulejo de metrô: como reinventar o clássico subway tiles?

O subway tiles se tornau um clássico da decoração de interiores. E é possível inovar utilizando esse revestimento no décor.

O azulejo de metrô se tornou um dos revestimentos mais utilizados na decoração de interiores. Na cozinha ou no banheiro, o charme deste revestimento é único e encanta. E para quem acompanha as tendências do mercado decorativo e de revestimentos, sabe que o também conhecido como subway tiles dominou o setor nos últimos anos.

Com origem norte americana, o revestimento ficou conhecido por ser aplicado no interior dos metrôs, criando uma sensação de luminosidade e limpeza que acabou conquistando as pessoas.

Do metrô, o revestimento passou para as residências e caiu no gosto popular. 

Azulejos de metrô na cozinha

Hoje, ele remete a um ambiente clássico contemporâneo, mas dependendo da sua paginação pode trazer características divertidas e inusitadas para a décor.

Mas apesar de ser um revestimento que conquista muitas pessoas, alguns profissionais da arquitetura e design de interiores estão começando a achá-lo cansativo.

Então será que não existem algumas formas de aplicar esse revestimento sem que ele transmita a ideia de que o espaço de aplicação é “apenas mais um ambiente com o azulejo de metrô”?

A resposta é sim! O segredo para trazer o subway tiles para a decoração é inovar. E para que isso seja possível, você precisa se inspirar.

Por isso, separamos algumas dicas para que você entenda como levar esse revestimento, que ainda é um queridinho do mercado, de uma forma diferenciada para a sua decoração.

Dicas para reinventar o clássico

Repaginar um clássico pode não ser uma atividade muito fácil, mas com as opções disponíveis hoje no mercado, é possível fazer com que o azulejo de metrô tenha uma cara completamente

Aposte em cores

A criação de projetos de decoração coloridos exige bastante cuidado. Manter a elegância e a harmonia da decoração, utilizando cores, é um desafio, mas é possível.

E para os azulejos de metrô, as cores vieram para tornar o revestimento um ponto focal na decoração, além de fugirem do clássico branco que essa peça geralmente apresenta.

Azulejos de metrô Portinari
Fonte: Cerâmica Portinari
Azulejos de metrô Portinari
Fonte: Cerâmica Portinari

Na imagem acima, nós temos um ambiente projetado utilizando duas cores do azulejo de metrô. Essa também é uma dica, sair do monocromático e harmonizar o mesmo revestimento, de diferentes cores, pode tornar o ambiente ainda mais elegante.

Rejunte colorido

Quem, há alguns anos, imaginaria que o rejunte poderia se tornar um elemento decorativo? Mas sim, hoje, muitos projetos têm apostado na aplicação de rejuntes coloridos para tornar o ambiente mais alegre e criar um diferencial no décor.

Para a aplicação dos azulejos de metrô, esse tipo de técnica pode criar uma estética incrível!

Confira o exemplo abaixo, apresentado pelo blog Fattoria Design, que trouxe esse exemplo maravilhoso, também em uma publicação sobre os subway tiles.

subway tiles na cozinha
Fonte: Fattoria Design

O azulejo é aplicado na sua versão clássica, mas 

Paginações diferentes podem transformar os ambientes

As paginações, também chamadas de padronagens, são as formas como você vai montar o revestimento sobre a superfície desejada.

Com os azulejos de metrô, geralmente o que nós vemos por aí, é a padronagem clássica. Um ao lado do outro, linhas irregulares, da mesma forma como eram aplicados nos metrôs, como demonstrado na foto abaixo:

Subway tiles

Mas é possível trabalhar com paginações diferentes, tornando o revestimento muito mais atrativo. Algumas opções são a escama de peixe, inverter a clássica padronagem horizontal para a vertical ou até mesmo trabalhar com paginações que brinquem com as cores dos revestimentos. 

Separamos alguns exemplos para você se inspirar:

Azulejo de metrô no banheiro
Azulejo de metrô no banheiro
Azulejo de metrô
Azulejo de metrô na cozinha
Fonte: Cerâmica Portinari

O Bloglovin trouxe, recentemente, alguns exemplos de paginações possíveis para transformar a sua decoração utilizando o subway tile.

Fonte: Bloglovin’

As possibilidades são infinitas! Através da paginação é possível criar diferentes personalidades para o ambiente. Do clássico e tradicional ao moderno e divertido (mesmo utilizando a cor branca!).

Possibilidades infinitas

Viu só, as possibilidades de aplicação do revestimento são inúmeras. É possível criar espaços diferente em todos os projetos que você utilizar o azulejo de metrô.

Lembre-se também que a decoração não acaba no revestimento.

Costumamos dizer que eles são telas em branco, que serão complementadas com outros elementos depois. Portanto, utilize o azulejo de metrô como base, mas diferencie a sua decoração com outros pontos de atenção no ambiente.

Um clássico que nunca morre

Subway tiles

Mas é claro que a paginação clássica do azulejo de metrô, nunca vai sair de moda. Esse revestimento, apesar de ser muito versátil, como pudemos ver até aqui, traz uma elegância contemporânea única para a decoração e deve ser aproveitado ao máximo.

Quer saber mais sobre os azulejos de metrô disponíveis no mercado? Acesse >

Que o subway tiles continua fazendo parte de diversas decorações. Seja repaginado ou seguindo a sua tradição.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog para mais informações sobre tendências e dicas de design de interiores. 

Siga também o nosso Instagram para não perder nenhuma novidade da Tanto.