Ladrilho hidráulico é a trend do momento

Produzidos de forma artesanal, os ladrilhos hidráulicos surgiram na França, no século 19, como uma nova cerâmica que não precisava de cozimento, pois era solidificada por meio de prensas. O material é versátil e funcional para revestir pisos, adornar fachadas de edifícios e transformar espaços através das cores e desenhos. 

Os ladrilhos hidráulicos servem como um ponto de cor em ambientes neutros e se harmonizam com diferentes estilos. São muitos os motivos que transformaram o material em um “queridinho” dos arquitetos e designers e, mais recentemente, numa verdadeira trend do momento.

Fonte: Pinterest

Seja pela história, pela durabilidade, assim como pela beleza das peças, o revestimento é um forte aliado no projeto de décor. Um elemento versátil, durável e que pode transformar diferentes ambientes da casa ou de estabelecimentos comerciais. Com criatividade e irreverência, o ladrilho pode ser inserido em diferentes ambientes como cozinhas, escritórios, banheiros, corredores, salas de estar, quartos ou áreas externas

Acompanhe este artigo para descobrir mais sobre a história do ladrilho hidráulico, como aproveitar esse material multifuncional e apostar na trend para os mais diversos estilos de projetos. 

Ladrilho hidráulico: uma breve história

O ladrilho hidráulico é um material usado na França desde o século 19. Ainda hoje, adornam pisos e fachadas de edifícios, palácios e galerias do país. O material foi apresentado ao público na Exposição Universal em Paris, em 1876, pela empresa “Garret, Rivet i Cia” e, como novidade na época, o fato de não precisar de cozimento no processo de fabricação da peça.

Décadas depois, já em meados do século 20, o ladrilho hidráulico tornou-se um revestimento muito usado em países como Inglaterra, Rússia e Espanha. Paralelamente, com o movimento modernista, muitos mosaicos artísticos também surgiram, inclusive com desenhos mais complexos. 

Desenhistas e arquitetos de prestígio da época se envolveram na produção e criaram peças de destaque, com ilustrações inéditas e cores vibrantes. Tudo isso contribuiu para confirmar o sucesso do ladrilho hidráulico e se espalhar por outros países.

Fonte: Pinterest

Atualmente, os mosaicos e desenhos das peças nos ladrilhos hidráulicos são usados em restaurantes sofisticados, hotéis elegantes e, claro, nas nossas próprias casas. A padronagem diversificada dá um toque colorido, artesanal e vibrante para os espaços e faz dos ladrilhos os queridinhos dos arquitetos. Eles são duráveis e se encaixam perfeitamente em diferentes ambientes.

Elementos do ladrilho hidráulico

Os ladrilhos hidráulicos são muito resistentes e, por isso, podem ser utilizados tanto na área interna quanto na área externa da casa. O revestimento suporta umidade e calor, chuva e vento. Além disso, se harmonizam perfeitamente com vários materiais como madeira, vidro ou pisos cimentícios, por exemplo. 

Os ladrilhos hidráulicos podem se transformar em verdadeiros tapetes no chão ou painéis decorativos nas paredes. Basta ter imaginação para criar ambientes incríveis, que podem ir do sofisticado ao despojado. 

Fonte: Blog Viva Decora

O processo de fabricação é artesanal e as peças são feitas em moldes de ferro, em algumas etapas. Os desenhos são feitos em moldes de bronze e são separados por cores. Em seguida, um quadro de ferro faz o ajuste do molde e este é preenchido com uma mistura à base de pó de mármore, cimento branco e óxido de ferro. 

Assim que o molde é retirado, ele recebe uma mistura seca e outra úmida e é comprimido com uma prensa hidráulica. Após descansar 24 horas, o ladrilho fica imerso em água por 8 horas. Já a aplicação das cores é feita em três etapas: a primeira camada é feita com corante líquido; a segunda, através de uma mistura com cimento, enquanto a última etapa tem os mesmos elementos, porém, com acréscimo de água. 

Todo esse processo faz com que o resultado final seja uma peça com tons vibrantes, afinal, os desenhos e as cores são protagonistas. 

Ladrilho hidráulico: onde usar na decoração

Cozinhas, área da piscina, lavabo, sala de jantar e quarto são apenas alguns dos ambientes que recebem perfeitamente o ladrilho hidráulico. Separamos algumas dicas e sugestões através de projetos inspiradores:

Cozinhas 

Fonte: Pinterest

Uma forma de contrapor os móveis e eletrodomésticos predominantemente neutros das cozinhas, os ladrilhos hidráulicos funcionam como pontos de cor no espaço. Os ladrilhos ficam bem nas paredes, nos pisos, na bancada ou mesmo como uma faixa horizontal perto da pia, para dar mais simetria. Podem ser usados também na bancada de preparação dos alimentos, como elementos de destaque. Eles se harmonizam com tábuas de madeiras e são de fácil limpeza e manutenção. 

Quartos

Uma maneira descontraída de utilizar o ladrilho hidráulico no quarto é fazendo composições através de painéis ou cabeceiras de cama. Eles quebram a monotonia e viram um ponto de destaque no ambiente.

Fonte: Pinterest

Lavabo

Não é porque a metragem do lavabo é uma das menores da casa que ele deve ser um espaço óbvio e sem graça. Faça uso do ladrilho hidráulico também nesse ambiente, já que o espaço é reduzido e pequenas alterações decorativas causam um grande impacto visual. 

Fonte: Pinterest

Sala de jantar

Uma tendência para a sala de jantar é a aplicação de ladrilhos hidráulicos no piso onde fica a mesa com tampo de vidro, como um tapete. Assim, ao sentar-se à mesa, o ângulo para visualizar o tapete montado em ladrilho hidráulico será único e divertido. 

Fonte: Pinterest

Escritório ou home office

Finte: Pinterest

Um espaço planejado e bem decorado de forma a atender às necessidades de quem trabalha em escritório, sem dúvida, interfere no rendimento e na qualidade do trabalho. Por isso, utilize o ladrilho hidráulico para contrapor a sobriedade de ambientes corporativos. Eles deixam o ambiente mais colorido, interessante e intimista, tornando tudo automaticamente mais produtivo. 

Área externa

Os ladrilhos hidráulicos são resistentes, por isso, também funcionam muito bem fora da casa. Uma ótima alternativa é montar uma passarela de ladrilhos para permitir a passagem de pessoas sem danificar a grama. 

Fonte: Pinterest

Visite uma das lojas da Tanto ou acesse o nosso site para aproveitar essa tendência e utilizar ladrilhos hidráulicos, inserindo essa peça no seu décor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *