Janelas CASACOR é a nova iniciativa que vai pensar a casa pós pandemia

A pandemia nos fez refletir sobre diversos aspectos das nossas vidas. Um deles, que começou a fazer ainda mais parte dos nossos dias, está relacionado às casas. Vivíamos até então, em uma rotina onde a casa era um espaço de refúgio, mas um local em que não passávamos, muitas vezes, tanto tempo quanto gostaríamos. Agora, a situação mudou e a casa se tornou literalmente um refúgio, um espaço de proteção ao qual nos vimos obrigados a enfrentar durante um bom tempo.

O distanciamento social nos possibilitou passar mais tempo em casa, porém, será mesmo que esses espaços estavam preparados para nos receber, atendendo às novas demandas?

Trabalho, lazer, tempo com a família, ficar de pernas para o ar. Tudo passou a se concentrar em um único ambiente.

Em meio a isso, passamos a nos relacionar de formas diferentes com os ambientes. A sala virou escritório, o banheiro assumiu ainda mais o papel de spa, a cozinha virou momento de encontro com a família, mas também o espaço do cafezinho no intervalo do home office.

Ou seja, nós mudamos e consequentemente a nossa casa mudou.

Pensando nisso, a CASACOR traz para 2020 um dos eventos mais esperados do ano: o Janelas CASACOR. 

Vamos entender um pouco mais a fundo do que se trata este evento?

Reflexões de janela: o que é o Janela CASACOR?

O projeto Janelas CASACOR foi um exercício criativo para provocar reflexões sobre a casa pós-pandemia. 

Com o objetivo de apresentar conceitos e ideias, de forma tangível, daqueles que pensam a casa, o evento apresentará vitrines elaboradas por profissionais convidados.

As vitrinas são as janelas do novo morar. E de acordo com informações da própria CASACOR, responderão perguntas como:

  • O que mudou em nossas vidas e em nossos lares com o novo coronavírus? 
  • Quais são nossas novas necessidades e anseios? 
  • Tudo será digital ou ainda resta espaço para o contato?

De acordo com os organizadores, devido ao adiamento do evento CASACOR de 2020, foi necessário repensar a forma de trabalhar com a decoração de interiores e apresentar as tendências do mercado. E o formato Janelas CASACOR atende a essa demanda.

Como o evento vai funcionar?

O evento acontecerá em diversas regiões do país, ainda como uma iniciativa democrática, inserida em regiões centrais e periféricas das grandes metrópoles brasileiras.

Com isso, o evento poderá ser visitado de duas maneiras diferentes e totalmente gratuitas: 

  1. Pessoalmente, cumprindo todas as regras de saúde, segurança e distanciamento social impostas pela OMS; 
  2. Ou em visitas virtuais no site oficial da CASACOR, guiadas pelo autor de cada um dos projeto.

O portal CASACOR trouxe, em uma publicação de divulgação do evento, a opinião de Livia Pedreira, Diretora Superintendente do projeto, em que afirma:

“Para a CASACOR, 2020 não é um ano perdido. É um momento de virada. De grandes reflexões e de mostrar a criatividade de toda a equipe. É a primeira vez em 34 anos que o evento não acontece e aprendemos que toda crise traz a oportunidade de fazer algo novo. Surgem novas ideias, novos caminhos, um novo projeto. A proposta do projeto Janelas surge para mostrar que é possível traduzir o espírito de CASACOR em formatos além do tradicional, mantendo a personalidade da marca ao mesmo tempo em que propomos algo inédito para o segmento”.

Além de entender como a casa vai se comportar após o cenário atual, é uma maneira de modificar o formato do evento e criar uma nova forma de apresentar as tendências do mercado.

Datas e locais das exposições

Se você ficou ansioso(a) pelo evento, confira abaixo as datas de cada uma das exposições espalhadas pelo Brasil:

  • Bahia: 18/10 a 18/11
  • Brasília: 02/10 a 02/11
  • Ceará: 18/10 a 18/11
  • Espírito Santo: 18/10 a 22/11
  • Minas Gerais: 18/10 a 01/11
  • Paraíba: 25/11 a 20/12
  • Paraná : 18/10 a 29/11
  • Pernambuco: 01/11 a 15/12
  • Santa Catarina: 01/11 a 30/11
  • São Paulo: 08/11 a 08/12

É importante lembrar que o evento poderá ser visitado gratuitamente seja de carro, a pé, de ônibus, bike e metrô, ou até mesmo virtualmente, no site oficial da CASACOR, tendo como guias os autores de cada projeto.

Confira abaixo o vídeo de lançamento do Janelas CASACOR:
https://www.youtube.com/embed/LDbTN2v1yHk?feature=oembed

Uma resposta ao momento atual

É importante entender que o Janelas CASACOR é um projeto que visa encontrar e refletir sobre os caminhos que a decoração de interiores vai seguir a partir dessa nova realidade que estamos vivendo.

Querendo ou não, a casa assumiu um novo significado e precisamos falar sobre ela.

É a primeira vez, em 34 anos de evento oficial, que o formato do projeto está sendo modificado. Em um ano de reinvenção como o qual estamos passando, essa é uma das formas de inovar diante das impossibilidades de um evento nos mesmos moldes de sempre.

Com isso, as vitrines surgem como janelas que apontam para o futuro. Tanto nos formatos dos eventos, na busca pela inovação, como nas formas que as casas terão a partir de agora.

Pensar essas mudanças é primordial para o mercado de decoração e até mesmo para os moradores das residências. 

O mundo mudou, a casa mudou, nós mudamos…

Mudanças não faltaram em 2020. Mas é necessário aproveitar este momento para refletir sobre as possibilidades que as mudanças provocam em nossas vidas.

Criativamente, temos diversos novos caminhos para seguir. Alguns deles são necessários para aumentar o conforto dos nossos lares.

E aí, preparado(a) para pensar sobre isso? Continue acompanhando o nosso blog, traremos as principais novidades das vitrines que estarão espalhadas pelo país. Siga também o nosso Instagram para não perder a divulgação das tendências e dos produtos que farão a diferença para a casa do futuro.
Com a tagDecoraçãoDecoração de interiores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.